O Camarote Solidário, iniciativa da Agência de Notícias da Aids, chega a  17º edição neste domingo (23). O evento vai acontecer em um novo espaço: no Parque Prefeito Mario Covas. Idealizado pela jornalista Roseli Tardelli, diretora desta agência, o Camarote faz parte do grande acontecimento que é a Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo. A iniciativa tem por objetivo arrecadar alimentos para as ONGs que acolhem pessoas vivendo com HIV/aids. Neste edição, teremos novidades: o lançamento da exposição Cartuns da Diversidade e a pista de dança solidária, sob o comando do DJ Tutu Moraes.

“Agradecemos a todos os parceiros que nos ajudaram a viabilizar mais uma edição do Camarote. O que mais importa é a ação de solidariedade e prevenção que consolidamos juntos”, disse Roseli. “Além de ser um espaço de exercício da cidadania, é um ponto de encontro na Parada para troca de informações e celebração da amizade”, completou.

O Camarote

O Camarote Solidário existe desde 2002 e só teve um intervalo de dois anos, em 2013 e 2014, quando deu lugar ao Trio Solidário, um caminhão tipo baú, que desfilou na Avenida Paulista, junto com a multidão e os trios elétricos, arrecadando os alimentos.

A iniciativa oferece um espaço privilegiado da Avenida Paulista, possibilitando aos convidados assistirem ao desfile com tranquilidade. Este ano, eles verão a 23ª Parada do Orgulho LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) de São Paulo, que este ano vai celebrar o aniversário de 50 anos da Revolta de Stonewall.

Nesta edição, quem estiver no Camarote terá a oportunidade de tirar fotos com os acessórios criados pela artista plástica, Adriana Bertini, feitos de camisinhas. Além disso, serão distribuídos preservativos Prudence.

Até o ano passado, 17 ONGs foram contempladas com as doações. Em sua última edição, o Camarote arrecadou 3,3 toneladas de mantimentos.

O secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo de Castro, parceiro nesta ação, considera este “um evento importantíssimo para a cidade de São Paulo. Espero que, dentro do que for disponível, a gente faça o melhor Camarote possível”, afirmou.

O espaço contará com a estrutura de segurança da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo sob comando da Inspetora Superintendente Comandante Geral, inspetora Elza Paulina de Souza. “É uma luta que a gente acredita. Já tivemos muito apoio das ONGs para prestar apoio aos servidores que nos procuravam para conhecer mais sobre o tema”, disse Elza que já atuou como voluntária na instituição Vida Nova. A Guarda Civil Metropolitana também apoiará a arrecadação de alimentos para a festa solidária.

“A GSK apoia o Camarote Solidário pelo caráter cidadão e inclusivo da ação e também por nosso compromisso com ações de prevenção e que refletem respeito aos direitos humanos e a diversidade. Nossa empresa tem o compromisso de promover saúde, cidadania, bem-estar e respeito em todas as áreas que trabalham a qualidade de vida e saúde integral das pessoas”, justificou Vinicius Bergamim, gerente comercial de Negócios em HIV da GSK Brasil.

Outra apoiadora do evento, a Gilead Sciences, também comemorou a realização de mais uma edição do Camarote. “Nós da Gilead Brasil apoiamos com muito orgulho o Camarote Solidário pelo 4º ano consecutivo. Além da solidariedade e das doações, viemos aqui celebrar a diversidade e a inclusão”, falou Christian Schneider, presidente da Gilead Sciences do Brasil.

Da Merck, o diretor executivo de relações institucionais e comunicação, Guilherme Leser, disse que “a MSD se sente extremamente orgulhosa de apoiar o Camarote Solidário nestes mais de 10 anos de parceria. Nossa convergência de valores e respeito as diversidades e pessoas são um legado inestimável a sociedade e a esperança de construir um Brasil melhor para todos.”

Pela primeira vez o Unaids Brasil (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids) apoia o Camarote. “O Camarote Solidário é um evento já tradicional junto da Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo. Com a arrecadação de alimentos para ONGs que beneficiam diretamente pessoas vivendo com HIV, o Camarote agrega a solidariedade ao maior evento celebração do orgulho LGBTI do mundo. É uma honra para o Unaids ser parceiro desta 17ª edição”, disse Cleyton Euzébio, diretor do Unaids Brasil.

A DKT Internacional, através da marca Prudence, apoia a realização do Camarote Solidário desde as primeiras edições. “A DKT Internacional está presente em diferentes ações que a Agência Aids realiza. Particularmente no Camarote Solidário pelo caráter  de prevenção, inclusivo e social da ação. Um espaço que foi construído  para além de simbolizar a solidariedade às pessoas em situação de vulnerabilidade que contraíram o HIV, reúne diferentes setores que trabalham em ações de prevenção e educação contínuas  em saúde  e cidadania. É nosso compromisso como empresa que preza pela saúde sexual sem abrir mão do respeito e diversão. Em nosso conceito, a vida faz sentido quando se respeita o outro da forma que ele é. Por isso sempre apoiamos a iniciativa respeitosa e inclusiva que é o Camarote Solidário”, comentou Daniel Marun, presidente da DKT no Brasil.

O presidente da Paulista Viva, Lívio Giosa, explicou que a “Associação apoia o Camarote Solidário porque, ao longo da sua história, sempre abriu espaço à diversidade de gênero, à diversidade cultural e às iniciativas que valorizem a inclusão social, através de atitudes voluntárias em benefício dos mais necessitados. ”

A administradora do Parque Mário Covas, Erika Gartner, disse que o parque está de portas abertas para a solidariedade. “Vamos receber essa atividade com muita alegria, a causa é nobre e somos mulheres trabalhadoras.”

A Via TV também sempre é parceira das atividades desenvolvidas pela Agência Aids. “Consideramos fundamental trabalhar com prevenção e com o acolhimento. Estamos felizes por apoiar e ajudar na realização desta edição do Camarote Solidário, que representa um espaço de resistência e construção de cidadania”, afirmou Cachoeira, diretor da Via TV.

A Parada

São Paulo já está colorida e preparada para a 23ª edição da Parada do Orgulho LGBTI. Serão 19 trios elétricos e uma expectativa de público de três milhões pessoas, mesmo número do ano passado. Com concentração no vão-livre do Masp, os trios começam a percorrer a avenida às 12h. O último carro deve chegar à Rua da Consolação por volta das 16h. E o trajeto do desfile segue até a região da Praça Roosevelt, onde ocorre, até as 18h, um show de encerramento.

Sobre a exposição

Convidamos alguns dos melhores e mais conceituados cartunistas brasileiros para criar cartuns tendo como base o tema Diversidade.

Os resultados da criatividade e irreverência de cada um deles você verá na exposição. A ideia e produção da exposição são de Mauricio Barreira, que pesquisou sobre o conceito.

De forma crítica e bem humorada, Laerte, Angeli, André Dahmer, Paulo Caruso, Cynthia Bonacossa e Daniel Lafayette aceitaram o desafio.

Cartum de Paulo Caruso

“Obrigada a todos os artistas que com sua forma de compreender a Diversidade nos ajudam a trabalhar nosso respeito e inclusão com todos e todas”, disse Mauricio Barreira.

O Camarote Solidário 2019 é uma realização da Agência Aids em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e tem o apoio da GSK ViiV Healthcare, da Gilead, da Merck, da DKT do Brasil, da Secretaria de Segurança Urbana, da Associação da Parada do Orguljo GLBT, do Unaids, da Paulista Viva e da Via TV.

DJ Tutu Moraes

 

Redação da Agência de Notícias da Aids

 

Saiba mais:

Coluna de Sonia Racy e programa Metrópolis da TV Cultura destacam Camarote Solidário 2019

Camarote Solidário arrecada 3,5 toneladas de alimentos e 10 ONGs são contempladas com a doação

Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, prestigia a 17ª edição do Camarote Solidário

Seleção de fotos mostra alguns dos melhores momentos no Camarote Solidário 2019

Camarote Solidário 2019 é destaque no programa Antena Paulista, da Rede Globo

Ativistas, empresários e gestores prestigiam a 17ª edição do Camarote Solidário

Cascata Arco-Íris no Parque Mario Covas abre contagem regressiva para a realização do Camarote Solidário e da 23ª Parada LGBTI+ de São Paulo