A “Cascata Arco-Íris”, um dos símbolos de que a Parada do Orgulho LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo) de São Paulo está próxima, foi montada nesta segunda-feira (17), na entrada principal do Parque Prefeito Mario Covas, na Avenida Paulista. Criada em 2006 pelo artista plástico Otávio Donasci, a obra traz as cores da diversidade e representa alegria.

O espaço vai receber pela primeira vez o Camarote Solidário, da Agência de Notícias da Aids. Idealizado pela jornalista Roseli Tardelli, diretora dessa agência, o camarote existe desde 2002 e, no domingo (23), vai reunir ativistas, artistas, médicos, jornalistas, gestores públicos, entre outros convidados que apoiam de alguma forma os direitos da população LGBTI+ e as pessoas que vivem com HIV/aids.

“Estamos muito felizes em poder viabilizar e realizar mais um Camarote Solidário. Queremos agradecer a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, através do secretário Eduardo de Castro, do secretário-adjunto Ricardo Viegas, da jornalista Márcia Coelho, de Mara Matos e Érica Gartner. A GSK ViiV Healthcare, através de Vinícius Bergamin, Patrícia Nascimento, Marina Passianotto, a empresa DKT do Brasil, através de seu presidente Daniel Marun, Francisco Assis e Luan Trindade, a Gilead do Brasil, através de Cristian Schneider, Roni Donan e Marília Casseb, a farmacêutica Merck, através de Guilherme Leaser, Kelly Cristine Aguilar e Kléber Santos, a Via TV, através do nosso amigo Cachoeira e sua equipe, sempre prestativos e profissionais, a Associação Paulista Viva, através de seu presidente Lívio Giosa e Marisa, ao Unaids do Brasil, através de Cleyton Euzébio e Daniel de Castro, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, através da Inspetora Superintendente Elza Paulina de Souza e da jornalista Kelly Ortiz e a todos os parceiros da Associação da Parada do Orgulho LGBTI+. Vivemos um momento bastante delicado no Brasil, tanto a Parada quanto o Camarote significam respeito à democracia, diversidade, tolerância, ao acolhimento e a história que todos nós construímos por todos esses anos. Nosso muito obrigada à todos e todas”, disse Roseli.

Desde a primeira edição, para entrar no evento, o convidado doa alimentos não perecíveis que são entregues a ONGS/aids voltadas para o cuidado das pessoas em vulnerabilidade social. Mais de 15 ONGs já foram contempladas com as doações. Em sua última edição, em 2018, o Camarote arrecadou 3,3 toneladas de mantimentos.

Este ano, eles verão a 23ª Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo. A concentração para o desfile começará às 10 horas, em frente ao MASP (Museu de Artes de São Paulo). Depois da Paulista, a passeata segue pela Rua da Consolação até a Praça da República.

O Camarote Solidário 2019 é uma realização da Agência Aids e os parceiros citados acima.

 

Redação da Agência de Notícias da Aids