Notícia na íntegra

Domingo, 17 de Dezembro de 2023 | Horário: 10:02

Domingão Tarifa Zero: medida irá beneficiar cerca de 2,2 milhões de passageiros que utilizam os ônibus municipais

O benefício, que também será aplicado no Natal, Ano Novo e no aniversário de São Paulo, vale em todas as linhas para incentivar o uso do transporte público; prefeito Ricardo Nunes acompanhou o início da operação na madrugada deste domingo (17)
1172297-Domingão Tarifa Zero

Os passageiros do transporte público municipal já aproveitam a tarifa zero implantada pela Prefeitura de São Paulo desde as primeiras horas do dia.  Anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes na última segunda-feira (11), o “Domingão Tarifa Zero – explore, descubra, viva São Paulo” entrou em vigor à 0h deste domingo e seguirá até as 23h59 todos os domingos, beneficiando cerca 2,2 milhões de passageiros que utilizam as 1.175 linhas de ônibus municipais.

O prefeito Ricardo Nunes acompanhou o início da operação na madrugada deste domingo (17), no Terminal Santo Amaro, e, na sequência, fez um trajeto de ônibus até a região do Shopping Ibirapuera. “A tarifa zero é uma oportunidade para que a população possa conhecer e curtir a cidade. Temos aos domingos 4.830 ônibus em circulação e hoje são utilizados 40% deles, ou seja, 60% ficam ociosos. Nossa ideia é que aumente o número de pessoas utilizando o transporte coletivo, em algo que a gente já pagava, mas ficava ocioso, e assim as pessoas poderem conhecer a cidade, ir aos parques, equipamentos culturais, esportivos, visitar o Centro, parentes, enfim, fazer o uso da sua cidade.

A gratuidade também será aplicada no Natal (25/12), Ano Novo (01/01/24) e no aniversário de São Paulo (25/01/24). A medida tem como objetivo incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, eventos culturais, além de melhorar a economia e a oferta de empregos. 

“Planejo passear com a família e ir até a árvore de natal da cidade, que ainda não tive a oportunidade de conhecer. Vamos em cinco pessoas. Imagina quanto a gente ia gastar de condução. Será um domingo diferente”, conta Sérgio Luiz Solda, que já fez a sua programação.

Shirley Ferreira Santos não sabia da novidade e foi surpreendida ao pegar um ônibus para a região do Parque Dom Pedro.”Achei o máximo! Vou poder ir trabalhar e passear na Pinacoteca e no Masp sem pagar nada”, disse.

Os passageiros terão que usar o Bilhete Único: a tarifa não será cobrada no validador. Quem ainda não tiver, o cobrador ou o motorista irão liberar sua passagem pela catraca.

Moradora da Zona Sul, Sandra de Oliveira, planeja visitar familiares que moram em diversas regiões da cidade. “Fiquei sabendo que teríamos ônibus de graça aos domingos na última sexta-feira (15). Agora eu posso ir para casa da minha mãe sem pagar nada. Já vou daqui a pouco e mais para frente planejo levar minha filha para passear e brincar no Ibirapuera”, disse.

Saiba como solicitar o Bilhete Único no site da SPTrans. 


Perguntas e respostas sobre o Domingão Tarifa Zero

Como vai ser o Domingão Tarifa Zero nos ônibus?
Viajar nos ônibus municipais da cidade de São Paulo será gratuito em todos os domingos para todos os passageiros das 0h às 23h59.

Nos feriados também haverá gratuidade nos ônibus municipais?
A gratuidade também será aplicada no Natal (25/12), Ano Novo (1/1) e Aniversário de São Paulo (25/1).

Todo mundo terá direito à gratuidade nos ônibus aos domingos?
Todos os passageiros terão direito a gratuidade nos ônibus municipais da cidade de São Paulo.

Qual horário? Será o dia todo?
O Domingão Tarifa Zero abrange todo o domingo, das 0h às 23h59.

Preciso usar o Bilhete Único?
Sim. Os passageiros terão que usar o Bilhete Único. A catraca vai funcionar e será necessário encostar o Bilhete Único no validador, mas a tarifa não será cobrada.

Qual o custo para a Prefeitura?
A Prefeitura vai deixar de receber o total das tarifas pagas aos domingos, que somam cerca de R$ 283 milhões ao ano.

O turista não terá direito aos ônibus gratuitos por não ter Bilhete Único?
Terá! Todos têm direito à gratuidade. Quem ainda não tem o Bilhete Único terá o acesso liberado pelo motorista ou cobrador. Mas o primeiro bilhete é gratuito, basta pedir no site bilheteunico.sptrans.com.br.

A Prefeitura vai manter os cobradores?
Os cobradores serão mantidos. Inclusive serão os responsáveis, ao lado dos motoristas, por liberar a catraca para os passageiros que não têm Bilhete Único.

Os trens, Metrô e ônibus intermunicipais entram no programa?
O Domingão Tarifa Zero é válido para os ônibus municipais da cidade de São Paulo, não engloba o transporte sobre trilhos ou o sistema intermunicipal.

Ao usar o Bilhete Único, eu terei direito à integração com os trilhos?
Não. O desconto na integração vale apenas para tarifas pagas. Desta forma, não há desconto na integração aos domingos, já que os ônibus serão gratuitos.

Vou poder usar quantos ônibus?
Quantos você quiser!! O Domingão Tarifa Zero permite que o passageiro realize quantas viagens quiser ao longo do domingo, utilizando o Bilhete Único comum.


 


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn