Ativistas, gestores e comunidade de pessoas vivendo com HIV/aids celebraram os 30 anos do  Grupo de Incentivo à Vida (GIV) nesse sábado (8), em São Paulo. Na ocasião, as pessoas que viram a construção do projeto e que colaboraram para suaexistência ao longo dos anos, relembraram momentos marcantes da história da instituição.

O representante do Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Gil Casimiro, lembrou que o GIV foi o início de sua trajetória enquanto militante. “O GIV é um das ONGs mais atuantes do país. Quero acreditar que vão continuar com esse espírito de solidariedade, que a gente não pode perder. Apesar da conjuntura, continuo acreditando que é possível, mas é preciso ter participação social, chamando para a luta para gente garantir a assistência, tratamento e prevenção nesse país, lembrando que a política não se faz apenas sob o nível federal.”

A coordenadora adjunta do Programa Estadual de DST/Aids, Maria Clara Gianna, disse que pôde ver o GIV “nascer dentro do CRT em São Paulo. É com muito carinho que a gente vê essa trajetória de luta pelo respeito às pessoas que vivem com HIV/aids. É importante lembrar das pessoas que não estão mais aqui, mas que estão em nossos corações. Pra frente a gente sabe que vamos ter muita luta. Pra frente, vamos ter que estar muito juntos. E, pra frente, vamos estar juntos.”

Do Centro de Referência em Diversidade, Eduardo Barbosa revelou que logo após receber seu diagnóstico chegou ao GIV, foi acolhido, o que fez toda diferença em sua vida e ativismo. “De lá para cá foram muitas coisas que mudaram em nossas vidas, mas o GIV sempre esteve presente. Nesse momento ele continua sendo extremamente importante porque são poucas as resistências para poder atuar no ativismo. O que moveu minha estada aqui foi a solidariedade movida a uma descrença de que eu poderia continuar vivendo.”

A ativista Nair Brito emocionou a todos com seu discurso. “Assim como eu, 900 mil pessoas no Brasil pegaram seus envelopes com o resultado positivo para o HIV, e cada uma delas, passou a narrar uma nova história em suas vidas. A minha foi traspassada pelo GIV. Aqui em 1993 cheguei sem nada saber sobre minha nova vida. No GIV, escrevemos nossa história de próprio punho. Apesar da sentença de morte morte imposta pela desinformação e estigma, aprendemos a possibilidade da vida com dignidade.”

Já a ativista Silvia Almeida contou que quando chegou ao GIV, em 1997, muita gente lhe disse para não frequentar uma ONGporque ela veria pessoas tristes e sofrendo. “Mas quando cheguei aqui, tinha uma festa, me colocaram na cozinha para fazer café, estavam todos rindo, então pensei, aqui realmente é um incentivo à vida”, disse arrancando risadas.

O presidente do GIV, Cláudio Pereira, lembrou que “muitas coisas melhoraram no decorrer de 30 anos. Hoje a gente tem apossibilidade de tomar uma ou duas pílulas por dia. Tive amigos que chegavam a tomar 40 pílulas por dia. Por outro lado, o preconceito e discriminação mas a gente sabe o que nós fazemos”, disse ao pedir um minuto de silêncio em homenagem a todos que pertenceram ao Grupo e já partiram. Emocionado, terminou sua fala com a frase que sempre é lembrada em eventos: “Viva a Vida”!

Ao propor um brinde, o ativista Jorge Beloqui afirmou que “ninguém tem que ser discriminado ou estigmatizado. A fortaleza do Movimento de Aids é que, a partir de suas reivindicações ele consegue lutar por uma sociedade mais democrática. Parabéns aos 30 anos de nossa luta.”

Confira a galeria de fotos:

 

Amigos e parceiros de jornada: Jorge Beloqui, Eduardo Barbosa e Gil Casimiro

 

Representantes dos programas Municipal, Marcos Bloum, Estadual, Maria Clara Gianna e Federal Gil Casimiro reafirmaram seus compromissos e carinho pelo Grupo!

 

 

A diretora da Agência Aids, Roseli Tardelli, levou flores para homenagear o GIV.

 

Tomio e Andréia: casal querido sempre presente e atuante nas atividades do GIV

 

Moçada do GIV curtindo a festa: muitos deles sempre dão uma força em nosso Camarote Solidário. Valeu galera, nosso muito obrigada, juntos sempre!

 

Bolo bonito!

 

Outro brinde, agora com todos na escada

 

Não é verdade? Também por isso o GIV ajudou a empoderar muitas, muitas vozes!

 

O ex e o atual presidente: Eduardo Barbosa e Cláudio Pereira

 

A faixa diz tudo!

 

O cartaz e a campanha fizeram sucesso e história

 

Nair Britto e Veriano Terto, jornadas de compromisso e construção!

 

 

Olha o brinde!

 

Depois de passar por esta entrada, muita gente fez diferença para o bem e cidadania, na vida de muitas outras pessoas! Parabéns a todos e todas que ajudaram a construir este solidário, cidadão, alegre, amoroso e combativo legado!

 

Roseli Tardelli (roseli@agenciaaids.com.br)