A Primavera começa oficialmente nesta segunda-feira (23), mas a cidade de São Paulo já entrou no clima da flores com a primeira “Feira da Primavera: Saúde, Prevenção e Arte em Toda Parte!”, no Parque Prefeito Mário Covas, em São Paulo. Neste sábado e domingo, 21 e 22 de setembro, o espaço recebeu um leque de atividades com foco em saúde, bem-estar, prevenção e qualidade de vida. Apesar da garoa e do tempo frio, a Feira aqueceu a todos os que passaram pelo Parque. “Considero o saldo positivo. Realizamos um evento que trouxe informações e discussões sobre hepatite C, HIV e prevenção combinada fora de efemérides como o Carnaval e o 1º de dezembro. É importante ocupar os espaços sempre para ampliar o diálogo sobre os temas” diz a jornalista Roseli Tardelli, idealizadora do evento.

Quem passou pelo local neste domingo (22) teve a oportunidade de fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C com a equipe do Instituto Cultural Barong. Mais de 20 pessoas fizeram o exame. Além de distribuir insumos de prevenção, como preservativos e gel lubrificante, os agentes de prevenção tiraram dúvidas sobre sexo seguro e saúde sexual e reprodutiva. “Facilitar o acesso ao teste rápido de HIV é uma das missões do Barong. Além disso, aproveitamos para divulgar as novas tecnologias de prevenção ao HIV, como a PEP (profilaxia pós-exposição) e a PrEP (profilaxia pré-exposição)”, explicou o agente Welton Gabriel.

A arte e irreverência do Esquedrão das Drags tomou conta da ação e coloriu o Parque Mário Covas. Entre um convite e outro para conhecer a feira, as Drags posaram centenas de vezes com o público que caminhava pela Avenida Paulista.

Teve ainda muita música ao som de Tim Maia, conversulta, oficinas de origami, exposição e artesanato.

A Feira foi uma iniciativa da Agência de Notícias da Aids e aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, a farmacêutica Gilead Sciences, o Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, o Instituto Cultural Barong, a ONG Aids Healthcare Foundation, o Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids e a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite.

Confira a galeria de fotos a seguir:

As Drags Send Buck e Andy D’Luck trouxeram alegria para a ação;

O médico Carué Contreiras falou sobre as novas tecnologias de prevenção ao HIV;

Mesmo com garoa, a plateia curtiu muito o show em homenagem ao Tim Maia;

A Avenida Paulista reuniu todas as tribos neste domingo;

Não faltou aula sobre sexo seguro. No sábado e domingo foram realizados quase 100 testes de HIV e hepattie C;

 

As exposições “Minha História com Aids” e ” Minha Superação à Hepatite C” fizeram parte da Feira;

Redação da Agência de Notícias da Aids