O carnaval acabou, mas o cuidado com a saúde deve existir o ano todo. Se você transou sem camisinha, se expôs ao HIV, é possível evitar a infecção com o uso de PEP (profilaxia pós-exposição).

A PEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais após a exposição ao HIV. O tratamento deve ser feito, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas. Ele durante 28 dias, e a pessoa deve ser acompanhada por uma equipe de saúde, segundo o Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a PEP é indicada para pessoas que tiveram relações sexuais desprotegidas, sofreram violência sexual ou tiveram acidentes com agulhas ou outros objetos cortantes.

A PEP é tratada como caso de urgência nos serviços de saúde e previne apenas o HIV, por isso o uso da camisinha não pode ser dispensado. O preservativo ainda é, segundo a Organização Mundial da Saúde, um dos métodos mais efetivos para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis quando usada de maneira correta e consistente. Apesar de o preservativo masculino ser de longe o mais popular, o feminino é igualmente eficaz.

Clique aqui e encontre os serviços do SUS que disponibilizam PEP em todo o Brasil.

Redação da Agência de Notícias da Aids