A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+Brasil), movimento social iniciado em 1995 que visa o fortalecimento individual e coletivo e agrega pessoas vivendo com HIV e aids em todas as regiões do país, manifestou seu repúdio às recentes declarações do Presidente da República.

Na última quinta-feira, Jair Bolsonara, em sua live semanal, anunciou que a vacinação completa para Covid-19 causa aids. Ele disse que pessoas que tomaram duas doses da vacina no Reino Unido, estão desenvolvendo aids. Confira nota de repúdio da RNP+.

Nenhuma vacina causa aids! A possibilidade das vacinas causarem aids, é zero! Essa é a informação que precisa ser passada para toda a população.

Em nota, o Comitê de HIV/Aids da Sociedade Brasileira de Infectologia vem a público esclarece que:

1)Não se conhece nenhuma relação entre qualquer vacina contra a Covid-19 e o desenvolvimento de síndrome da imunodeficiência adquirida;

2) Pessoas que vivem com HIV/aids devem ser completamente vacinadas para Covid-19. Destacamos inclusive a liberação da dose de reforço (terceira dose) para todos que receberam a segunda dose há mais de 28 dias.

3) Repudiamos toda e qualquer notícia falsa que circule e faça menção a esta associação inexistente.

Nós da RNP+Brasil, repudiamos a fala do presidente, que só reforça o estigma e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV e aids nesse país.

RBP+Brasil

Baixe a Nota de Repúdio da RNP+Brasil aqui!