25/05/2016 – 15h
 
A semana do feriado de Corpus Christi, período que antecede a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, vai ser recheada de ações de ações de incentivo ao diagnóstico precoce do HIV, além de reforçar a prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e à aids.  A intenção do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo é aproveitar que a Capital sedia o maior evento temático do mundo e recebe milhões de visitantes neste período.
 
No dia 26 de maio, entre as 10 e às 16h, durante a tradicional Feira Cultural LGBT, no Vale do Anhangabaú, haverá técnicos e agentes de prevenção do Projeto Cidadania Arco Íris, projeto municipal de defesa da cidadania, diversidade e prevenção às DST/aids. Uma unidade móvel do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem – estratégia de ampliação ao acesso de adolescentes e jovens à testagem do HIV- vai ofertar teste rápido de detecção do HIV por fluído oral, um método simples e que dispensa seringas e agulhas. Haverá a disposição, também, preservativos, gel lubrificante, material educativo e orientações sobre as DST e aids.
 
A organização da Feira Cultural LGBT, que integra o calendário do 20º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, espera mais de 100 mil e reunirá mais de 60 tendas com produtos dos mais variados segmentos, além de um setor específico para divulgação dos trabalhos de Organizações Não Governamentais (ONGs) e demais entidades que apoiam a causa LGBT.
 
A feira integra o calendário do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo e é o último evento antes da grande manifestação – Parada do Orgulho LGBT que traz o tema “Lei de identidade de gênero, já! Todas as pessoas juntas contra a transfobia!".
 
No domingo (29), das 10 às 16 horas, os participantes da 20ª Parada do Orgulho LGBT também terão à disposição três displays gigantes com preservativos, em pontos estratégicos distribuídos pela Avenida Paulista e no Vale do Anhangabaú, local de encerramento da Parada. Por meio de uma parceria com o Metrô, também teremos dois displays na estação República de metrô.
 
O evento, organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT  em parceria com a Prefeitura de São Paulo, tornou-se um espaço privilegiado de defesa da diversidade sexual e para o estabelecimento de uma aliança estratégica e novas parcerias entre o PM DST/Aids e o Movimento LGBT.
 
Em 2015, o município de São Paulo realizou 637.634 testes para diagnóstico do HIV e distribuiu 63,5 milhões de preservativos.
 
Serviço
 
16ª Feira Cultural LGBT – Tenda da prevenção
Data: 26 de maio de 2016, das 10h às 16h
Local: Vale do Anhangabaú
 
20ª Parada do Orgulho LGBT
Data: 29 de maio de 2016, das 10h às 16h
Local: Avenida Paulista
 

Dica de entrevista

Assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo
Tel.: (11) 3397- 2370/ 2372/ 2373/ 2374/ 2595
E-mail: saudeimprensa@prefeitura.sp.gov.br