Morreu nesta quarta-feira (16), em São Paulo, o médico, professor e ex-secretário de Saúde, José da Silva Guedes. Doutor em saúde pública pela USP, ele foi um grande defensor do SUS (Sistema Único de Saúde) e entusiasta da epidemiologia.

Dr. José Guedes construiu um legado da Faculdade da Santa Casa de SP, mas também na saúde pública no Estado de São Paulo.

Especialista em Higiene e Saúde Pública, o professor sempre atribuiu a escolha pela Saúde Pública ao fato de ter vindo de uma família de trabalhadores e de ter crescido no Belém, bairro periférico na zona Leste da Capital, e ao lado de familiares no interior de São Paulo, onde podia observar de perto o tipo de assistência médica que a população necessitava e recebia.

Em 2 de abril de 1956, iniciou sua graduação na Faculdade de Medicina da USP, com o objetivo de se especializar como médico sanitarista.

Sua história com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo iniciou antes da sua formação, ao acompanhar, enquanto aluno da USP, o esvaziamento dos alunos nos corredores da Santa Casa após inauguração do Hospital das Clínicas e do Hospital São Paulo.

Já enquanto médico, pode acompanhar o planejamento da grade curricular, com um currículo mais abrangente do que eram as escolas de medicina da época, formando médicos generalistas. O doutor pode ver a proposta por um atendimento e ensino mais humanizados, construindo o curso de Medicina por departamentos.

Em 1963, José tornou-se professor de Epidemiologia e foi convidado a construir o Departamento de Saúde Pública da FCMSCSP. Neste mesmo período, também pode presenciar o nascimento do Centro de Saúde Escola Barra Funda que tinha como objetivo inserir a Faculdade na comunidade, ampliando o contato com os pacientes próximos ao prédio da Instituição.

O Prof. Dr. José Guedes vivenciou a formação e o desenvolvimento da Faculdade, que influenciava diretamente com os avanços da educação e da saúde brasileira.

Guedes chegou a afastar-se das atividades como docente na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no período de 1983 a 1985, para exercer o cargo de Secretário da Saúde do município de São Paulo e, posteriormente, de 1995 a 2002, para assumir a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Já recebeu comendas pelo Conselho Federal de Medicina e foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. José também é considerado como sanitarista emérito pelo Ministério da Saúde.

No campo da aids, ele esteve na gestão durante a construção da política estadual de enfrentamento ao HIV/aids.

O velório do Prof. Dr. José da Silva Guedes acontecerá no dia 18 de abril de 2024, das 9h às 13h, no Cemitério Vila Mariana, localizado na Rua Batista Caetano, 300 – Aclimação (SP). Já a cremação será às 14h, no Crematório da Vila Alpina, localizado na Avenida Francisco Falconi, 837 – Vila Alpina (SP).

Gestores de saúde que fizeram parte da trajetória de Guedes, lamentam a passagem do professor e sanitarista. Confira os depoimentos:

Dia da Mulher: A história de mulheres que tiveram papel decisivo na luta contra a aids no Brasil – Agência AIDS

Dra. Maria Clara Gianna – Sanitarista, consultora tecnica do Departamento de HIV/aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI), do Ministério da Saúde (MS): “Hoje o dia amanheceu mais triste! Professor Guedes, desde o primeiro ano da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, minha maior referência, na residência de Medicina Social, muita proximidade para reuniões sobre o papel e do médico sanitarista. Terminando a residência e começando a trabalhar no CRT DST/Aids, Guedes em um encontro pede ao Paulo Roberto Teixeira: ‘cuida bem da nossa menina’. Guedes como Secretário de Estado da Saúde foi fundamental para o fortalecimento da resposta ao HIV/aids no Estado de São Paulo, sempre nos apoiou em novas estratégias, sempre esteve conosco em todos os momentos… Gratidão eterna, querido mestre, secretário e amigo!”.

Artigos – Página: 32 – Agência AIDSDr. Arthur Kalichman – Diretor Substituto do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e. Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI), do Ministério da Saúde (MS): “O professor José da Silva Guedes , além de ser uma pessoa super importante para a saúde pública e saúde coletiva brasileira, teve um papel muito importante na resposta paulista em relação ao HIV/aids. Foi na sua gestão que se consolidou a proposta do Centro de Referência e Treinamento [DST/Aids de SP], como coordenação do programa e que houve a possibilidade de a gente construir uma resposta bastante efetiva. Então, não só do ponto de vista da saúde pública como um todo em relação ao conjunto da construção do SUS no Brasil, mas também especificamente na construção da resposta a aids em São Paulo, Guedes teve uma posição e uma participação muito marcante. É alguém que vai fazer muita falta, principalmente pelo seu coração doce. Era uma pessoa muito doce, muito afetiva, que tratava todo mundo com muito carinho e respeito! Nós todos vamos ficar com muita saudade dele.”

Redação da Agência Aids com informações