O Ministério da Saúde realiza, nesta quinta-feira (30), a “Assembleia de 10 anos da Rede Brasileira de Comitês de Tuberculose”, cujo objetivo é destacar o trabalho do coletivo e estimular os estados brasileiros a oficializarem e instituírem seus respectivos comitês estaduais. O evento será das 9h às 17h e terá transmissão online.

A Rede Brasileira é composta por ativistas da sociedade civil organizada, trabalhadores e gestores do SUS. Criada a partir da continuidade de um projeto financiado pelo Fundo Global, entre os anos 2007 e 2012, em parceria com a Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas, a Rede atua pelo fim da doença no Brasil.

A cerimônia que comemora a primeira década da Rede Brasileira contará com homenagens às pessoas que viabilizaram a criação do coletivo e seus apoiadores. Membros e parceiros, além de profissionais de saúde e assistência social, gestores, pesquisadores e sociedade em geral estão convidados para participar pelo site webinar.aids.gov.br.

Confira a programação completa do evento:

Assembleia de 10 anos da Rede Brasileira de Comitês de Tuberculose

9h – Mesa de abertura: Apresentação do site e publicação da Rede Brasileira de Comitês

11h – Palestra 1: “Tuberculose no novo cenário da pandemia de Covid-19”

11h30 – Palestra 2: “A participação da Rede Brasileira de Comitês de TB na operacionalização da IO Conjunta entre SUS e SUAS”

12h às 12h30 – Debate

14h – Palestra 3: “Determinantes sociais e o impacto econômico para as pessoas com tuberculose”

14h30 – Cerimônia de 10 anos Rede Brasileira de Comitês

15h – Homenagem aos que apoiam a manutenção da Rede

15h30 – Homenagem aos que viabilizaram a criação da Rede

16h30 – Homenagem aos membros – póstuma