Nesta terça-feira (7), a partir das 21h, você vai acompanhar o debate “A Importância da arte como enfrentamento e resistência ao longo dos 40 anos de HIV”, realizada pelo Sesc Ideias, dentro do projeto Contato.

No início da luta contra a Aids, a arte foi uma forma de protesto contra o descaso com que a doença foi tratada. Estigmatizada e atribuída a grupos específicos, foi preciso lutar para que houvesse avanços científicos. E, ainda hoje, a arte é uma forma de enfrentamento, para que muitas pessoas que vivem com HIV possam lidar com todo o preconceito e estigma social sofridos. 

Com a apresentação de Kátia Dutra, fisioterapeuta e assistente técnica da Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc SP, a conversa tem a participação de: 

Mediação:

Micaela Cyrino 

É graduada em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina. Atua como Consultora no Projeto “Awon Obirin – cuidando de quem cuida”. Participou da Sicaliptica-Residência (2015 – Quito-Equador). Em 2010 representou o Brasil na XVIII Conferência Mundial de Aids Viena-Áustria e realizou consultoria no Consenso de guia para médicos no tratamento de crianças, -Conferência Regional de Aids Lima-Peru. Em 2009 foi palestrante no TEDx Vila Madá- Juventude e HIV/Aids e também participou como palestrante na Conferência Mundial de Juventude Guanajato-México Adolescente e jovens vivendo com HIV/Aids.

Com:

Xan Marçall

Kaaboka amazonida, atriz, Professora de Teatro, Arte-Educadora, Ilustradora, Escritora, Performer e ativista em prol das lutas Trans e HIV/AIDS. Membra Fundadora do COLETIVO DAS LILITHS. Seu filme de estréia IAUARAETE premiado no 14º For Rainbown com o Troféu Elke Maravilha de melhor atriz de curta-metragem. Tem um trabalho poético em torno do Imaginarios KAABOKs da Amazonia Paraense, e as encruzilhadas entre ancestralidade travesti/Trans e as Encantarias na Amazonia.

 

Ronaldo Serruya

Ator e dramaturgo do grupo XIX de teatro e do Teatro Kunyn. Pesquisa a questa¿o queer nas artes cênicas.  Ganhador do Premio Suzy Capó no 25O Festival MIX da Diversidade.  Idealizou o projeto “Como eliminar monstros” que reflete sobre os estigmas através da fricção entre Arte x HIV.  Seu texto “A doença do outro” monólogo sobre sua experiência vivendo com HIV, ganhou o 7º Edital de Dramaturgia do CCSP.

 

Redação da Agência de Notícias da Aids

 

Serviço:

Live: “A importância da arte como enfrentamento e resistência ao longo dos 40 anos de HIV

Quando: Terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Horário: 21h

 

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

 

TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

Facebook : https://www.facebook.com/agenciaaids