12/02/2012 – 9h30

Segundo pesquisa realizada em 2009 com adolescentes de 14 a 18 anos de escolas secundárias norte-americanas, a infecção pelo HIV está associada ao comportamento de risco (sexo desprotegido e/ou uso de drogas), mas só um em cada cinco jovens já fez o teste de detecção do vírus da aids.

A constatação integra o estudo de Alexandra Balaji e colaboradores do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), publicado na revista "Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine", destacado neste domingo, 12 de fevereiro, pelo jornal Folha de S.Paulo.

Em editorial da revista, o médico Lawrence D`Angelo assinala a necessidade de nova rotina para esses testes entre os adolescentes de ambos os sexos, sexualmente ativos, informa o jornal brasileiro.

Para D`Angelo, o teste deve começar, para todos, aos 13 anos de idade. Depois, repetido anualmente entre os adolescentes de risco para o HIV. Em seguida, aos 18 anos e, posteriormente, independente de comportamento de risco, a cada três anos.

Fonte: Folha de S.Paulo