Numa inciativa do GAPA/RS (Grupo de Apoio a Prevenção a Aids), e do Fórum Ong Aids do Rio Grande do Sul, diversas ações marcarão o mês de dezembro, que é dedicado a dar visibilidade à epidemia da Aids. A estratégia visa chamar a atenção para a realidade do Rio Grande do Sul, que ocupa hoje o segundo lugar no ranking de casos de aids no Brasil, com 31,8 casos a cada 100 mil habitantes.

O Estado também lidera as estatísticas de mortalidade por aids no Brasil e vem registrando o ressurgimento de casos de transmissão vertical do HIV e o crescimento do número de casos de sífilis. Porto alegre é a capital com maior taxa de detecção de HIV em gestantes, sendo 7,6 vezes maior que a taxa nacional.

A campanha a ser lançada em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, tem com o objetivo enfrentar a invisibilidade da aids no estado e alertar a sociedade gaúcha para a gravidade da questão. Tendo como tema “Aids é fato. Encare. Entenda. Discuta”, as peças propõem um retorno ao engajamento social no enfrentamento da epidemia e denuncia o contexto epidemiológico do estado, que possui vários indicadores que apontam para uma epidemia generalizada.

A campanha foi elaborada pela através de parceria com a agência Bistrô e conta com o apoio da ONG Minha Porto Alegre, do UGEIRM – Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do RS e da ONG Americana Aids Healthcare Foundation (AHF).