Tião Bocalom, do PP, e Socorro Neri, do PSB, vão decidir em 2º turno, no próximo dia 29, quem será o próximo prefeito de Rio Branco (AC).

Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Tião Bocalom teve 87.987 votos (49,58% dos votos), ante 40.250 de Socorro Neri – o que representa 22,68% dos votos.

A eleição em Rio Branco teve 27,23% de abstenção, 1,80% votos brancos e 3,18% votos nulos.

Tião Bocalom, candidato do PP, nasceu em Bela Vista do paraíso (PR) já foi prefeito de Acrelândia, cidade do interior do Acre, por dois mandatos. Aos 67 anos, é professor formado em matemática na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) e em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Ciências Físicas e Biológicas de Umuarama (PR). Além de prefeito, Bocalom já foi vereador na cidade de Nova Olímpia, no Paraná, onde começou sua carreira política.

Maria do Socorro Neri Medeiros de Souza (PSB) tem 54 anos e nasceu no Seringal São Luis, em Tarauacá, interior do Acre. É graduada em pedagogia, com doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com estudos concentrados em na área da sociologia da educação. Foi secretária municipal de Assistência Social de Rio Branco, superintendente estadual da Legião Brasileira de Assistência Social (governo federal), diretora do Departamento de Ensino Supletivo (governo federal) e em 2018 assumiu a prefeitura de Rio Branco.

Propostas para saúde

Se eleita, Maria do Socorro se comprometei a criar um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) que presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho.

Tião Bocalom quer desenvolver em parceria com o PSF (Programa Saúde da Família) da Secretaria de Saúde, uma assistência integral à saúde da terceira idade. Ele também garantiu que vai contratar servidores aprovados em concurso público para recomposição do quadro de trabalhadores da saúde municipal, garantindo assim a recomposição das equipes nas unidades de saúde.

O Acre tem mais de 1,3 mil pacientes em tratamento contra o HIV. Rio Branco é a cidade com mais casos, 672.

Redação da Agência de Notícias da Aids com informações