O Departamento de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) divulgou o resultado final da Chamada Pública nº 002/2018 para seleção de organizações da sociedade civil que vão realizar ações de prevenção combinada, incluindo testagem rápida para o HIV, no âmbito do projeto “Viva Melhor Sabendo: Combinando Escolhas”.

Do total dos 93 projetos analisados pela Comitê de Avaliação e Seleção foram selecionados 50 projetos. O valor máximo de financiamento para cada um será de até R$ 100 mil.

 

Viva Melhor Sabendo

No projeto Viva Melhor Sabendo, a testagem é realizada de forma oportuna, voluntária, sigilosa, gratuita e nos espaços de sociabilidade das populações-chave, associando prevenção, oferta de testagem e aconselhamento, diagnóstico precoce, vinculação ao serviço e tratamento oportuno. A estratégia está fortemente relacionada ao engajamento comunitário e ao desenvolvimento de ações protagonizadas pelas próprias populações-chave, por meio de ações extramuros.

Esse aspecto possibilita o alcance desses segmentos populacionais (gays e outros HSH; pessoas que usam álcool e outras drogas; mulheres trabalhadoras do sexo; pessoas trans e travestis) em locais e horários alternativos e fora das estruturas dos serviços de saúde, considerando que a população alcançada pelo projeto tem seu direito à saúde historicamente violado pelo estigma e preconceito.

O nome do projeto faz alusão aos benefícios do conhecimento pessoal da sorologia para o HIV e tratamento precoce, quando necessário.

Desde 2013, 163 organizações da sociedade civil de todos os estados do país já participaram do projeto.

Veja aqui o Relatório de Avaliação com o resultado.

Fonte: Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais