O Dia Mundial da Saúde é comemorado neste 7 de abril. A data coincide com a data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948 e sua celebração tem como objetivo conscientizar a população a respeito da importância de manter corpo e mente saudáveis, além de abordar questões que precisam ser solucionadas no que diz respeito à saúde da população mundial.

A cada ano um tema relacionado com a saúde é escolhido e abordado ao redor do mundo por meio de campanhas de conscientização. 

Em 2014 o tema foi Doenças transmitidas por vetores, Hipertensão (2013), Envelhecimento saudável (2012) etc. Em 2016, o tema abordado foi Diabetes, uma doença que apresenta grande crescimento na população mundial, principalmente em países de baixa e média renda. O tema abordado em 2017 foi a Depressão, um transtorno que afeta pessoas de todas as idades. Em 2018, o tema foi Saúde para todas e todos e, em 2019, Cobertura universal de saúde. Em 2022, o tema é “Nosso planeta, nossa saúde”. 

 

Qualidade de vida de pessoas com HIV

Em 2021, um estudo publicado na revista científica The Lancet HIV mostrou que a expectativa de vida das pessoas que vivem com o vírus na América Latina e no Caribe e se tratam com remédios antirretrovirais aumentou significativamente. A pesquisa, a maior sobre o assunto na região, indica que a nova expectativa de vida agora é bem próxima da população em geral.

A análise revela que a expectativa de vida aumentou em todas as faixas etárias ao longo do tempo. Os pesquisadores calcularam que expectativa de vida aos 20 anos das pessoas com HIV que se tratam com remédios antirretrovirais cresceu de 13,9 para 61,2 anos adicionais no Haiti e de 31,0 para 69,5 anos nos outros países. Esta nova estimativa deixa este grupo com apenas 10 anos a menos de diferença da expectativa de vida da população em geral, na região.

Os autores identificaram uma série de fatores que contribuem para diminuir a expectativa de vida ao longo do estudo. As mulheres tinham maior expectativa de vida do que os homens, com estimativas de 65,3 anos para as do Haiti e 81,4 anos para as mulheres de outros países, ao final do período da pesquisa. Em comparação, a expectativa de vida estimada era de 56,0 anos de idade para os homens no Haiti, enquanto em outros países as estimativas para homens heterossexuais e homens que fazem sexo com homens eram de 58,8 e 67,0 anos, respectivamente.

Pessoas com histórico de tuberculose — uma das principais causas de morte entre pessoas que vivem com HIV — também tinham uma expectativa de vida menor do que aqueles sem histórico da doença. Ao final do estudo, em outros países que não o Haiti, a expectativa de vida foi estimada em 48,0 anos para pessoas com histórico de tuberculose, em comparação com 74,1 anos de idade para aqueles sem. Para os mesmos grupos no Haiti, a expectativa de vida era de 44,1 e 66,6 anos, respectivamente.

Níveis baixos de escolaridade também foram associados a uma menor expectativa de vida. Em outros países, exceto o Haiti, a estimativa foi de 75,5 anos de idade para pessoas com ensino médio, em comparação com 57,0 anos de idade para aqueles com tempo de estudo inferior. No Haiti, a expectativa de vida estimada entre esses grupos era de 77,7 e 53,3, respectivamente.

Nesse sentido, cientistas são unânimes em dizer que começar o tratamento precoce é crucial para conseguir atingir uma qualidade de vida melhor e por mais tempo. No entanto, essa medida esbarra no alto número de pessoas que desconhecem sua sorologia.

Saúde em meio à pandemia 

A detecção de novos casos de HIV teve queda de 25% no país em 2020 comparado ao mesmo período de 2019. Foram 32,7 mil casos novos no ano passado contra 43,3 mil no ano anterior. Os dados são do Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2021.

Dr. Gerson Pereira, diretor do departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, disse que a redução da detecção de novos casos de HIV era esperada por conta da pandemia.

Apesar da redução no total, a detecção de novos casos de HIV em gestantes teve aumento de 30,3% no período. Foram 7,8 mil casos em 2020.

Redação da Agência Aids com informações