Pesquisa mostra que o setor aparece na frente de Educação, Emprego e Segurança Pública nos anseios da população para os próximos anos

Uma nova pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta segunda-feira 15, mostra que 43% dos brasileiros elencam a Saúde Pública como a principal prioridade o governo nos próximos três anos.

Entre os que anseiam por maior atenção ao setor, 23% apontam a necessidade de melhorar as condições dos hospitais e postos de saúde como principal ação a ser adotada pelo governo. Outros 22% dizem que a atual gestão deve atuar com mais atenção para combater a corrupção e desvio de verbas. O mesmo número que que o foco seja reduzir as filas de espera por consultas e atendimentos. Há, ainda, 21% que dizem que a prioridade deveria ser contratar mais médicos e enfermeiros.

Em segundo lugar na lista de anseios citados, aparece a Educação.
Ao todo, 34% dos entrevistados citaram esse como o tema prioritário de atenção do governo brasileiro. O terceiro lugar da lista é ocupado pela geração de emprego, com 16% das menções.

Veja abaixo a lista completa:

Educação

Na Educação, os entrevistados apontaram que o principal problema a ser enfrentado é o salário dos professores. Fazem esse apontamento, 19% dos entrevistados. Há 18% que apontam a necessidade de mais ações de combate ao uso de drogas nas escolas. Melhorar a segurança nas escolas foi citado por 17%.

Sobre as etapas a serem priorizadas pelo governo federal, a alfabetização teve destaque, com 34% das menções. Depois vem o Ensino Técnico, com 20%. O Ensino Básico teve 14% das menções e o Ensino Médio 11%. O Ensino Superior e as Especializações receberam, respectivamente, 11% e 7% das menções.

Melhorias no atual governo

A pesquisa desta segunda-feira mediu, também, a percepção sobre as ações do atual governo em alguns setores.

Nesse quesito, os dados revelam uma visão mais negativa sobre a gestão Lula (PT) no atual momento. Questionados sobre as áreas que tiveram mais melhorias nos últimos 12 meses, 34% dos brasileiros responderam “nenhuma área”.

Na sequência aparecem Educação com 12% e Saúde 7%. Geração de emprego somou 7% e programas sociais tiveram 4% de menções, o mesmo resultado apontado no controle da inflação.

A pesquisa Agenda de Prioridades da CNI foi feita em parceria com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding. O levantamento ouviu 2.012 pessoas acima de 16 anos nas 27 unidades da Federação. As entrevistas, feitas por telefone e têm margem 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Fonte: Carta Capital