O método é resultado de cinco meses de trabalho de cientistas da Universidade Federal do Paraná. O resultado do teste sai em 12 minutos e o custo é de R$ 5 por unidade.

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná desenvolveram um teste mais rápido e barato para detectar a Covid.

A diferença aparece logo de cara.

“O azul é o positivo e o branco, o sem cor, é o negativo”, explica o pesquisador Luciano Huergo.

A mudança de cor indica a presença de anticorpos contra o coronavírus na amostra de sangue do paciente. O método é resultado de cinco meses de trabalho dos cientistas. Primeiro, eles desenvolveram um teste rápido específico para Covid. O resultado saiu em três horas com 92% de acerto.

Agora, os pesquisadores aperfeiçoaram esse teste com a ajuda da nanotecnologia. Partículas metálicas microscópicas foram misturadas com as amostras de sangue e o material genético do vírus. As reações, que no método tradicional aconteciam só nas placas de plástico, aqui envolvem todas as partículas. E um reagente provoca a mudança de cor quando o resultado dá positivo para Covid.

“Essas nanopartículas são revestidas com a proteína N, que é um pedaço do novo coronavírus. Nós conseguimos aumentar a superfície de contato da proteína viral com a solução, então isso acelera muito a interação com os anticorpos. E a gente usa então ímãs que vão captar essas nanopartículas e fazer com que o processo aconteça num tempo muito curto e seja bastante preciso”, explica Luciano Huergo, pesquisador UFPR.

Com essa técnica, os pesquisadores reduziram gastos e aceleraram processos. O novo teste ficou mais eficiente e mais rápido. O resultado sai em 12 minutos, e o custo, por unidade, no laboratório, é de R$ 5.

Das 50 amostras analisadas, o novo teste acertou o resultado de 49. O estudo deve ser publicado ainda em agosto em uma revista científica. A Universidade Federal do Paraná já encaminhou o registro de patente e agora busca parceiros para que a produção seja feita em grande escala. O que vai depender da aprovação da Anvisa. A ideia é que em breve o teste esteja disponível em unidades de saúde do país.

“A pessoa vai chegar num posto de saúde. Ela pode tirar uma gotinha de sangue da ponta do dedo e já ter o resultado do teste em poucos minutos”, diz o pesquisador.

Fonte: The Good News Coronavirus