O filantropo e bilionário Bill Gates aproveitou seu discurso durante a primeira conferência mundial sobre Covid-19 para pedir que os medicamentos e uma eventual vacina para a doença sejam disponibilizados aos países e pessoas que mais precisam deles, e não para quem simplesmente pagar mais por isso.

“Se deixarmos que os medicamentos e as vacinas cheguem ao lance mais alto, em vez das pessoas e dos locais onde são mais necessários, teremos uma pandemia mais longa, mais injusta e mais mortal”, disse Gates, fundador da Microsoft, na conferência organizada pela International Aids Society e sediada na mesma plataforma onde aconteceu a Aids 2020: Virtual.

“Precisamos que os líderes tomem essas decisões difíceis sobre a distribuição com base no patrimônio, e não apenas em fatores orientados pelo mercado”, disse.

Com centenas de projetos de vacinas em andamento e governos da Europa e Estados Unidos investindo bilhões de dólares em pesquisas, testes e manufatura, Gates falou sobre a preocupação de que nações mais ricas possam colher remédios promissores contra o novo coronavírus, deixando os países em desenvolvimento de mãos vazias.

A Comissão Europeia e a Organização Mundial da Saúde alertaram para uma competição prejudicial na disputa por um medicamento considerado essencial para salvar vidas e resolver o caos econômico causado pelo vírus, enquanto algumas autoridades norte americanas indicaram que procurariam priorizar os residentes dos Estados Unidos.

Lições do HIV

Gates disse que os esforços iniciados há duas décadas para combater a crise global do HIV/aids,” quando os países se reuniram para finalmente disponibilizar medicamentos na maior parte do mundo, incluindo a África, podem servir de modelo para tornar amplamente acessíveis os medicamentos Covid-19″.

Como exemplos, ele apontou o Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária, criado em 2002, e o Plano de Emergência do Presidente de Assistência à Aids (Pepfar). “Uma das melhores lições na luta contra o HIV/aids é a importância de construir esse amplo e justo sistema de distribuição global para distribuir os medicamentos a todos”, finalizou.