O príncipe Harry enviou um vídeo direcionado à 23ª Conferência Internacional de Aids. Em seu depoimento, ele falou sobre os desafios em encontrar a resiliência durante esse período de pandemia. “Resiliência é algo que pessoas em todo o mundo tem aprendido a lidar nos últimos meses. Para muitos, aprofundar em si mesmo para descobrir a resiliência tem sido uma experiência desafiante”, disse Harry que segue trabalhando e apoiando projetos direcionados a pessoas que vivem com HIV, ainda que oficialmente fora da família real.

“Pra aqueles foram afetados pelo HIV/aids, os exemplos de resiliência já foram fomentados por décadas. Vemos a capacidade de recuperação dos jovens todos os dias”, diz ao citar os jovens acolhidos por sua organização sem fins lucrativos Príncipe Seesio. “Eles me inspiram todos os dias desde o ano de 2006, quando fundei o projeto.”

“Como estamos percendo, estes jovens estão preparados para falar, buscar por justiça, apoiarem a prevenção ao HIV e desafiam os sistemas limitantes com a esperança de uma sociedade mais inclusiva e aceitável para todos. Quando enfrentam os retrocesso esse jovens também se recuperam. São a personificação da resiliência.”

Histórico
No ano de 2018, na 22ª Conferência Internacional de Aids, Harry, ao lado de Elton John, lançaram um fundo internacional de $ 1,2 bilhões destinados ao enferentamento da doença. Com o objetivo de quebrar o ciclo de transmissão da doença, com foco em homens jovens em regiões onde o número de novas infecções por HIV está crescendo.

“Se quisermos acabar de vez com a aids, os homens devem fazer parte da solução. Está na altura de haver uma coligação mundial que ensine os homens a protegerem-se, o que fará com que também protejam as mulheres, as namoradas, as irmãs e filhas, mas, principalmente, os irmãos e filhos”, disse Elton John na ocasião.

O cantor e Harry têm uma relação próxima, muito graças à forte ligação que John tinha com a mãe do príncipe. A princesa Diana teve um papel crucial na consciencialização para o vírus ao inaugurar, em 1987, a primeira unidade para o tratamento do vírus no Hospital de Middlesex, em Londres, e ao cumprimentar doentes infetados com HIV sem luvas – episódio notável para a época.

Veja aqui o vídeo completo (em inglês):

Redação da Agência de Notícias da Aids com informações