Exibido internacionalmente pela primeira vez na Conferência que aconteceu em Durban, África do Sul, há dois anos, o documentário “Aids: As respostas das ONGs do Mundo”, dirigido e editado por Pedro J. Duarte e com entrevistas, concepção e  também edição da jornalista Roseli Tardelli, foi exibido novamente para o público de ativistas que participam do evento em Amsterdã,  na Holanda.

O filme traz depoimentos de ativistas que participaram, em julho de 2014, da 20ª Conferência Internacional de Aids, em Melbourne, na Austrália.

Lá foram gravados depoimentos de representantes de países como Tonga, Argentina, Uganda, Indonésia, Quênia, Sérvia, Austrália, Zâmbia, Porto Rico, Cazaquistão, Nigéria, Coreia do Sul, Camarões, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, Egito e Brasil.

Todos contam suas relações com a doença, experiências, desafios, demandas e o trabalho que desenvolvem em seus países e comunidades para educar, conscientizar, prevenir o HIV, além de reduzir o estigma causado pelo preconceito.

Antes da exibição, Roseli explicou que sempre achou interessante as muitas histórias que ouvia e acompanhava no “Global Village”, espaço destinado aos representantes das ONGs nas Conferências Internacionais.

“Com o tempo, conseguimos apoios e fizemos as gravações. Muitas vidas e histórias interessantes pelo mundo afora no enfrentamento do HIV. Tinha que mostrar isso para mais gente”, explicou a jornalista antes do início da exibição.

No filme, muitos dos personagens terminam seus depoimentos cantando. Roseli não perdeu a oportunidade: convidou os amigos brasileiros que prestigiavam a exibição para uma “palinha” e, mesmo sem ensaio e pegos de surpresa, todos se arriscaram e cantaram uma estrofe.

Confira o vídeo abaixo – Ary Barroso – Isto aqui , o que é?

 

A Agência de Notícias da Aids cobre a Conferência em Amsterdã com o apoio do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, do Condomínio Conjunto Nacional e da Associação Paulista Viva.