Acessibilidade

Dicionário

Consulte nosso dicionário especializado sobre HIV/AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Acesso universal

Acesso universal

O acesso universal implica na cobertura máxima de serviços relacionados ao  HIV: prevenção, testagem, tratamento, atenção e cuidado. Os princípios básicos que fundamentam a ampliação rumo ao acesso universal são de que os serviços devem ser equitativos, acessíveis, disponíveis, abrangentes e sustentáveis no longo prazo. Visto que diferentes contextos, muitas vezes, apresentam necessidades diferentes, as metas para acesso universal são estabelecidas nacionalmente.

Aceleração da resposta; Via rápida

Aceleração da resposta; Via rápida

A Aceleração da Resposta, ou Via Rápida, (também conhecida pela expressão em inglês Fast-Track) é uma abordagem adotada pelo UNAIDS para acelerar a implementação de estratégias essenciais de prevenção e tratamento do HIV e de direitos humanos para o fim da epidemia.

Acordo TRIPS

Acordo TRIPS

O Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (Trade-related Aspects of Intellectual Property Rights – TRIPS), supervisionado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), proporciona certas flexibilidades a países de baixa e média renda no que diz respeito à proteção de patentes farmacêuticas. O TRIPS é um dos três principais acordos da Organização Mundial do Comércio. Requer que todos os Estados Membros da OMC forneçam um nível mínimo de proteção para vários tipos de propriedade intelectual, incluindo as patentes sobre medicamentos essenciais (tais como os medicamentos antirretrovirais). O Acordo TRIPS contém certas flexibilidades e salvaguardas relacionadas à saúde pública, como o licenciamento compulsório, que podem ser utilizadas para aumentar o acesso a medicamentos essenciais. Para informações adicionais, visite www.wto.org/ english/tratop_e/trips_e/trips_e.htm.

Abordagem baseada em Direitos Humanos

Abordagem baseada em Direitos Humanos

Uma abordagem baseada em direitos humanos é uma matriz conceitual para a resposta ao HIV fundamentada em normas e princípios internacionais de  direitos humanos, tanto em termos de processo (ex.: o direito à participação, igualdade e responsabilização) quanto em termos de desfechos (ex.: direito à saúde, vida e progresso científico). Esta abordagem enfrenta práticas discriminatórias e distribuições injustas de poder que impedem o  progresso da resposta ao HIV, fortalecendo as capacidades dos sujeitos de reivindicarem seus direitos e a capacidade dos  responsáveis de cumprirem suas obrigações.  

Assexual

Assexual

Aquele que não possui desejos sexuais.

Andrógino

Andrógino

É a pessoa cuja expressão de gênero transita entre os dois polos, masculino e feminino. Em geral, o andrógino usa roupas, corte de cabelo e acessórios, por exemplo, considerados unissex.  

Agênero

Agênero

Pessoa que tem identidade de gênero neutra, ou seja, não se identifica com nenhum gênero.

AIDS

AIDS

A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA, em Portugal, ou aids, mais comum no Brasil, onde também se grafa com maiúsculas, AIDS) é uma doença do sistema imunológico humano causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Esta condição reduz progressivamente a eficácia do sistema imunológico e deixa as pessoas suscetíveis a infecções oportunistas.