Nesta quarta-feira (1º), Dia Mundial de Luta Contra Aids, a Agência de Notícias da Aids vai lançar a websérie “HIV 40 anos: Aids e Suas Histórias”, no CineSesc, em São Paulo. Com entrada gratuita, o filme será exibido às 20h e traz histórias de diferentes gerações: Beto Volpe, Jenice Pizão e Américo Nunes Neto, os três têm mais de 60 anos e vivem com HIV há pelo menos 30; e três jovens que receberam o diagnóstico a menos de 10 anos: Marina Vergueiro, Priscila Obaci e Diego Krausz.

Histórias de superação e resiliência. Momentos de apreensão, compreensão e ressignificação de vida. Um a um, os personagens relatam como cada um vivenciou a revelação do diagnóstico e como seguiu sua trajetória, apesar do preconceito que é o fator presente nestes 40 anos de existência do HIV no mundo.

Os entrevistados compartilharam informações desde as mudanças no tratamento até a situação do HIV no decorrer dos 40 anos de existência do vírus.

A jornalista Roseli Tardelli concebeu a websérie, fez as entrevistas e assina a direção junto com Aline Sasahara. “Quis promover um diálogo entre as gerações. Temos personagens que receberam o diagnóstico quando não existiam tratamentos e a geração atual que lida com mais leveza com a doença que se cronificou com o tempo”, diz Roseli Tardelli.

Conheça os personagens

JENICE PIZÃO


A pedagoga aposentada Jenice Pizão tem 62 anos, nasceu em Campinas, no interior de São Paulo, é mãe e avó. Infectada pelo HIV há 31 anos, Jenice se envolveu na luta contra a aids quando conheceu outras pessoas que viviam com o mesmo vírus. Segundo ela, foi neste momento que percebeu a necessidade de lutar por uma vida completa, saudável e alegre. Seu ativismo político começou com a fundação do núcleo Campinas da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+). Na época, Jenice se envolveu também com o Movimento Latino-americano e Caribenho de Mulheres Positivas (MLCM+) e ajudou a coordenar o primeiro projeto no Brasil para mulheres com HIV e aids, resultando no Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) em 2005. c

AMÉRICO NUNES NETO

Fundador do Instituto Vida Nova e coordenador do Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids (Mopaids), Américo é um ativista que vive com HIV há 28 anos e dedica seu tempo a ajudar outras pessoas infectadas na região Leste da cidade há mais de 27 anos. Começou sua atividade no Instituto Vida Nova Integração Social Educação e Cidadania no ano 2000. A ONG tem por missão apoiar e promover assistência de promoção e atenção à saúde das pessoas que vivem com HIV/aids; prover ações preventivas das IST/HIV/aids e hepatites virais, com vistas a promoção da saúde sexual e reprodutiva. Atualmente, 835 pessoas vivendo com HIV estão cadastradas na instituição sendo participantes das atividades dos projetos em execução.

BETO VOLPE


Beto Volpe, de 60 anos, contraiu o vírus em 1989, aos 28. Natural de São Vicente, no litoral de São Paulo, ele diz que, na época, até os maiores especialistas do mundo se confessavam impotentes perante uma ameaça até então inusitada. Volpe conta que contraiu HIV após ele e o então namorado abolirem o uso de preservativos. Quando o relacionamento terminou resolveu fazer o exame que detecta o vírus e, no final daquele ano veio o diagnóstico positivo. Recebê-lo, no entanto, não foi fácil. O escritor destaca que, na ocasião, o pensamento era regrado pela morte. Ao publicar o livro Morte e Vida Positiva, Beto defendeu que a infecção pelo HIV lhe proporcionou a oportunidade de reescrever sua história.

MARINA VERGUEIRO


Poeta e jornalista, vive com HIV desde 2012. Já passou pela redação de alguns dos maiores veículos de imprensa do país, como UOL, Terra, IG, além de colaborar para diversos sites e revistas, entre eles Elle. Marina se dedica à poesia desde a infância, é frequentadora assídua dos saraus que se espalham pela cidade de São Paulo e, embora tenha poesias publicadas em diversas antologias, não se sentia à vontade para tocar em determinados assuntos que lhe eram tão cruciais e sensíveis por medo e insegurança causados pelos estigma que ainda circundam o imaginário coletivo em relação ao HIV/Aids, mesmo após 30 anos de epidemia. Ao decidir publicar “Exposta”, quis dar voz não somente a si mesma, mas a todas as mulheres gordas e/ou que vivem com HIV e são sexualmente ativas, sejam elas bissexuais, lésbicas, hetero, trans ou não-binárias.

DIEGO KRAUSZ


Diego é paulista com 30 anos. Formado pelo Teatro Escola Macunaíma e pela escola de atores Wolf Maya. Integrou o grupo de teatro musical “Teenbroadway”. Deu vida ao vilão Baltazar Cherbonout no musical “AVATAR” dirigido por Marcos Lopez. Em 2018 atuou no longa-metragem Marighella com direção de Wagner Moura. Foi integrante do grupo DR – Destruindo relacionamento. Em 2020 trabalhou com Thiago Abravanel e Ronnie Von, hoje em dia produz conteúdo para suas redes, dentre vários temas fala sobre como é viver com HIV.

PRISCILA OBACI


Priscila é artista e educadora. Mãe de Melik Rudá e Bakari Mairê. Transita entre teatro, dança e poesia. Formada em Comunicação das Artes do Corpo e pós-graduanda em musicalização infantil. Professora da Dança Materna. Criadora de KISÂNSI – Consciência corporal para Mães – Bebês – Pais. Integrante do núcleo Black Babywearing Brasil – Carregar Preto. Autora de Poesias Pós-Parto (2020 – Oralituras) e a Calimba e Flauta em coautoria com Allan da Rosa. (2012 – Edições Toró).

Ingressos

Para garantir o ingresso, é preciso chegar uma hora antes da sessão. A realização da obra contou com apoio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, do Senac São Paulo, da farmacêutica GSK e da ONG Ecos Comunicação e Sexualidade.

O CineSesc está seguindo um rígido protocolo de segurança: é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação, constando, no mínimo, a 1ª dose; é obrigatório o uso de máscara para adentrar, transitar e assistir aos filmes na unidade; manter o distanciamento social seguro na formação das filas; ao término da exibição de cada filme a ordem de saída será escalonada e orientada pelos funcionários começando pela última fileira para evitar aglomerações.

Serviço

Lançamento da websérie “HIV 40 anos: Aids e Suas Histórias”

Cinesesc

Endereço: Rua Augusta, 2075 – São Paulo

Horário: 20h00

 

Redação da Agência de Notícias da Aids