No clima das celebrações que antecedem a Parada LGBTI de São Paulo, o CINUSP Paulo Emílio, no campus USP Butantã, receberá, nesta terça-feira (18), às 14h, uma sessão especial de cine debate com exibição do webdocumentário Luz, Câmera, Zero Discriminação, sobre a importância do protagonismo trans e travesti no audiovisual.

A sessão terá também a exibição de quatro curtas produzidos inteiramente por participantes do curso homônimo realizado em São Paulo, em 2018, que capacitou 15 pessoas trans e travestis em fotografia, sonorização e produção, além de roteiro, pré-produção, direção, fotografia, filmagem, edição e pós-produção O webdocumentário Luz, Câmera, Zero Discriminação, retrata os bastidores do curso e dos preparativos para a realização dos curtas produzidos pelos próprios participantes da formação, como trabalho de conclusão. São eles: (R)Existir, Somos Todxs Humanxs, TransMasculinidades e Brasil Repressão. A exibição dos filmes será seguida por um debate sobre a importância do protagonismo trans e travesti no audiovisual.

O projeto é uma iniciativa do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), em parceria com o M.A.C. Aids Fund. A formação foi composta por dez encontros, que aconteceram entre 27 de fevereiro e 28 de março de 2018 no Centro de Cidadania LGBT Luiz Carlos Ruas, em São Paulo.

O objetivo do projeto foi contribuir para a redução do estigma e da discriminação em relação às pessoas trans e travestis e abrir espaços para que estas pessoas possam se apropriar de plataformas audiovisuais, fomentando também o acesso a esse mercado.

A sessão especial acontece no âmbito dos preparativos para a 23ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – APOGLBT SP. A Parada acontecerá na Avenida Paulista em 23 de junho, com o tema 50 anos de Stonewall: nossas conquistas, nosso orgulho de ser LGBT+.

A iniciativa é uma ação conjunta do Unaids, CINUSP Paulo Emílio e o programa USP Diversidade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. A sessão é gratuita para todos os públicos.

Fonte: Unaids