Vamos festejar a diversidade e a liberdade para as pessoas serem quem e como realmente são no Dia Nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis, que acontece em 29 de janeiro! E para marcar essa data importantíssima, o CineSesc realiza a “Mostra Visibilidade”, com três filmes estrelados por mulheres trans sobre situações de uma vida comum.

A trajetória da cabo Maria Luiza da Silva, a primeira militar reconhecida como transexual nas Forças Armadas Brasileiras é narrada no documentário “Maria Luiza” (2019), de Marcelo Díaz, que será exibido no dia 28 de janeiro, às 21h. Após 22 anos de trabalho militar, ela foi aposentada por invalidez e o filme investiga justamente as tentativas de impedi-la de vestir a farda feminina e sua trajetória de afirmação como mulher trans.

Já a comédia “Alice Júnior” (2019), de Gil Barone, é exibida no dia 29, às 21h, e conta a história de uma adolescente trans que tem um canal de vídeos no You Tube. Ela precisa se mudar com o pai para uma cidade pequena e conservadora no sul do Brasil. Para conseguir o sonhado primeiro beijo, Alice deve vencer o preconceito das pessoas que estudam e trabalham em sua nova escola, que parece ter parado no tempo.

Esse filme é precedido por uma edição especial do “Cinema da Vela”, que acontece às 19h30, uma roda de conversa sobre cinema que dura exatamente o tempo que uma vela demora para queimar por inteiro. No bate-papo, mediado pela escritora e professora Amara Moira, participam as protagonistas dos três longas da “Mostra Visibilidade”: Maria Luiza da Silva, Anne Celestino Mota e Fabiana Camila Ferreira.

Já no dia 30, às 21h, é a vez do documentário “Fabiana” (2018), de Brunna Laboissiére. O filme acompanha a última viagem de uma mulher trans que viveu como uma caminhoneira viajando pelo Brasil ao longo de 30 anos. Quando ela precisa se aposentar, deve deixar para trás todas as suas aventuras na estada.

As sessões da “Mostra Visibilidade” acontecem no CineSesc, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, com ingressos vendidos por até R$12 (no entanto, o bate-papo tem entrada gratuita).

Fonte: Catraca Livre