“Em toda minha trajetória profissional, eu quero dizer a vocês que este foi o lugar aonde trabalhei e me senti mais feliz”. As palavras, ditas nesta sexta-feira (11) pela sanitarista Adele Benzaken, fizeram parte do discurso de despedida que a gestora fez ao deixar sua sala de trabalho, em Brasília.

Como informou Ligia Formenti no “Estadão”, Adele assumiu a direção do Departamento em 2016. Em sua gestão, o País começou a adotar a profilaxia pré-exposição (PrEP), que prevê o uso de antirretrovirais não como tratamento do HIV, mas para prevenir a infecção.

Com amplo apoio de organizações não governamentais, a permanência de Adele era considerada como uma garantia da manutenção de ações modernas de prevenção, de combate ao preconceito e de promoção dos direitos humanos. “Na despedida, todos se emocionaram. Se emocionaram muito. Dra. Adele, com seu jeito sincero, amoroso, transparente e acolhedor, conquistou a todos e todas aqui, sabe?”, contou um integrante da equipe ainda com a voz embargada.

Pelo que ouvi, Dra. Adele é aquele tipo de chefe, de profissional que cobra, dá bronca quando precisa e também sabe com carinho e sem “senões”, pegar no colo e acolher quando alguém está passando por uma fase difícil.

Foi aplaudida por mais de cinco minutos ininterruptamente por toda a equipe que a prestigiou na despedida. Ninguém, nem ela, quis disfarçar a emoção. Um choro de despedida, de tristeza. Um choro de gratidão, amizade, respeito e compromisso.

Também com amizade, gratidão, respeito, compromisso e aplaudindo seu profissionalismo, sua dedicação para com nossa, com também sua causa, esta Agência, em nome de sua diretora executiva, se despede publicando uma galeria de fotos para registrar diferentes momentos de sua ação e trajetória.

Muito obrigada Dra.Adele. Sua atuação fez diferença para melhorar a qualidade de vida, a autoestima de muitos brasileiros e brasileiras que precisam de atenção, saúde, dignidade, amor e respeito!

 

 

 

Saiba mais:

Diretora do Departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde é exonerada

Ativistas e infectologistas brasileiros divulgam cartas e manifestações de apoio à permanência de Adele Benzaken no cargo

Adele Benzaken se despede do Departamento de Aids com carta de agradecimento

Ações de prevenção serão agilizadas e ampliadas no Brasil, garante novo diretor do Departamento de Aids, Gerson Fernando Pereira

Em nota, Abia demonstra preocupação com mudanças na gestão do Ministério da Saúde