Com o tema “HIV 40 anos: desconstruindo estigmas”, o Sesc São Paulo vai reunir um time de especialistas para debater neste sábado (26), no Sesc Ideias, as conquistas e desafios na luta contra aids. A intenção é convidar a todos para uma reflexão sobre o estigma e a discriminação que pessoas vivendo com HIV/aids enfrentam diariamente. Segundo dados do Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, mais de 37 milhões de pessoas vivem com HIV/aids no mundo. O encontro será as 16h, com transmissão ao vivo no Youtube do SescSP.

Essa edição do Sesc Ideias acontece em parceria com a Agência Aids e terá a mediação da jornalista Roseli Tardelli, diretora desta Agência.  Participam da live o infectologista Bruno Ishigami, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, o ator e youtuber Gabriel Comicholi e a ativista Jacqueline Rocha Côrtes, do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas. A apresentação ficará por conta de Dulci Lima, do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Ainda de acordo com o Unaids, o estigma relacionado ao HIV refere-se às crenças, atitudes e sentimentos negativos em relação às pessoas vivendo com o HIV  e outras populações que estão em maior risco de infecção pelo vírus (populações-chave), como gays e outros homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e travestis e transexuais.

Já a discriminação no contexto do HIV inclui o tratamento desigual daquelas populações mais afetadas pela epidemia. Discriminações relacionadas ao HIV normalmente baseiam-se em atitudes e crenças estigmatizantes em relação a comportamentos, grupos, sexo, doenças e morte.

O Sesc Ideias

Ideias é um espaço para trocas nos mais variados campos de atenção do contemporâneo, refletindo sobre o que nos sustenta enquanto sociedade e enquanto cidadãos. As principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa contemporânea são apresentadas em forma de diálogo entre pesquisadores, pensadores, atores, médicos, enfim, articuladores sociais ativos.

Neste momento de pandemia, o Ideias busca contribuir para uma maior inteligibilidade no enfrentamento dos problemas que dizem respeito à sociedade brasileira – em sinalização a todos que se preocupam com uma sociedade mais digna e sensivelmente humana.

A ideia do Sesc é reunir profissionais de diferentes áreas para debater possibilidades criativas de atuação no campo das artes, cidadania e promoção da saúde.

 

Serviço

HIV 40 anos: desconstruindo estigmas

Quando: 26 de junho, as 16h

Transmissão ao vivo pelo Canal do Sesc São Paulo no Youtube

 

Redação da Agência de Notícias da Aids

Dica de entrevista

Sesc São Paulo

Tel.: (11) 2607-8000