A reabilitação pós-covid já é uma realidade no Brasil e no mundo. Por ser uma doença que afeta o corpo como um todo, principalmente o pulmão, muitos pacientes apresentam sequelas após se recuperarem do quadro (grave ou não). De acordo com um estudo inédito do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), um ano após a alta hospitalar por covid-19, 60% dos pacientes ainda têm algum tipo de sequela.

O problema é que a covid-19 ainda é uma doença considerada nova e seus efeitos no organismo vão sendo, aos poucos, descobertos pela comunidade científica.

 

Mesmo o pulmão sendo o órgão de entrada da doença, é comum encontrar relatos de pessoas que desenvolveram problemas psicológicos, neurológicos ou motores após infecção por covid —embora as sequelas mais relatadas, segundo especialistas, envolvam fadiga, fraqueza muscular e falta de ar.

Por isso, a reabilitação pós-covid envolve um atendimento multissistêmico, ou seja, de diversas áreas, que podem ir desde fisioterapia (essencial no tratamento da doença), pneumologistas, cardiologistas até a parte psicológica.

O importante é buscar ajuda caso as sequelas apareçam. Quanto antes, mais chance de se recuperar dos sintomas, por vezes, persistentes, segundo Edmilson Gomes, fisioterapeuta intensivista do Hospital Distrital Dr. Evandro Ayres de Moura, em Fortaleza, no Ceará.

Fonte: Viva Bem Uol