Elza Paulina de Souza, ex-comandante da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM-SP) e secretária de Segurança Urbana, é destaque no Especial Eleições da Agência Aids. Com mais de 34 anos de carreira, Elza foi a primeira mulher a ocupar tanto o cargo de comandante da GCM quanto o de secretária de Segurança Urbana. Agora, em 2024, ela anunciou sua candidatura a vereadora de São Paulo pelo MDB, com foco em ampliar seu trabalho. ‘‘Decidi me candidatar a vereadora, pois acredito que posso continuar nosso trabalho em especial na área da segurança e nas ações de enfrentamento a violência de gênero. Estou comprometida em participar ativamente das audiências públicas e em fiscalizar o Executivo, garantindo que as políticas públicas, sobretudo voltadas à saúde e à educação, sejam cumpridas de forma eficaz e atendam às necessidades dos cidadãos, especialmente do público mais vulnerável’’, afirmou em entrevista à Agência Aids.

Elza também é reconhecida por seu engajamento em diversas causas sociais, inclusive na luta contra o HIV/aids. Desde os anos 1990, atua como voluntária em diferentes ONGs dedicadas a apoiar pessoas vivendo com HIV e aids. Em sua campanha, ela destaca que o ativismo na área da saúde, principalmente no combate ao HIV, será uma das prioridades de sua atuação legislativa, caso eleita. ‘‘Os desafios que o HIV e a aids trazem sempre me chamaram atenção, e me tornei voluntária de algumas ONGs. O ativismo terá espaço e apoio em minha gestão’’, garantiu.

Comandante Elza sempre presente e prestigiando o Camarote Solidário da Agência Aids

Além disso, promete fiscalizar de perto o Executivo e garantir que políticas públicas sejam implementadas de forma eficaz. ‘‘Estou comprometida em participar ativamente das audiências públicas e em fiscalizar o Executivo, garantindo que as políticas públicas, sobretudo voltadas à saúde e à educação, sejam cumpridas de forma eficaz e atendam às necessidades dos cidadãos, especialmente do público mais vulnerável’’, finalizou.

Dica de entrevista

E-mail

cmteelza@gmail.com