Fundada em 1993 pelo sociólogo Acioli Neto, pela jornalista Alessandra Nilo, pela socióloga Márcia Andrade e pela assistente social Silvia Dantas, a Gestos é uma organização filantrópica que defende os Direitos Humanos das pessoas soropositivas para o HIV e das populações vulneráveis às DSTs.

Situada na região metropolitana do Recife, Pernambuco, ao longo de sua história, a instituição tem considerado a comunicação como fundamental para o enfrentamento da aids e tem lutado para ampliar essa compreensão no Estado, no Brasil e na América Latina.

Esta visão consolidou a Gestos como a grande referência em Comunicação e aids no país, com especial destaque junto às discussões sobre Políticas Públicas de Comunicação em Saúde.

Desde 2008, a Gestos é a Secretaria Regional do Conselho Latinoamericano e do Caribe de ONGs com trabalhos em aids. Também são uma ONG com atuação consultiva junto à ONU (status Ecosoc).

Desde o início da pandemia do coronavírus, a Gesto tem desenvolvido ações para auxiliar essa população e amenizar os danos causados por ela.

Este é o tema da próxima live que a Agência Aids realiza na terça-feira, 29, a partir das 21h: “Gestos a ONG  que faz,  acontece e traz outro tom ao distanciamento social em  Pernambuco”.

Para conversar com a jornalista Roseli Tardelli, foram convidados: 

Alessandra Nilo

Coordenadora-geral e uma das fundadoras da Gestos, é jornalista, roteirista e cineasta, pós-graduação em Diplomacia e Negócios Internacionais (2018) pela Faculdade Damas de Relações Internacionais. Desde 2001 representa a sociedade civil brasileira na Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre AIDS (UNGASS-AIDS), em Nova York – construindo articulações nacionais e internacionais que elevaram a atenção dada a políticas internacionais, como orientação para o monitoramento de políticas e ações nacionais e locais. Desenvolveu, em 2003, a plataforma do Fórum UNGASS-AIDS no Brasil. A iniciativa foi ampliada e utilizada noutras partes do mundo como uma ferramenta de advocacy e pesquisa para apoiar uma rede de mulheres ativistas no campo da saúde sexual e reprodutiva e direitos. Alessandra Nilo dedica sua carreira ao aumento da influência da sociedade civil nos processos de tomada de decisão em nível local, nacional e internacional e à plena implementação dos compromissos internacionais em questões relacionadas ao HIV, à saúde e aos direitos sexuais e reprodutivos. Representou a sociedade civil nas delegações nacionais brasileiras nas Reuniões de Alto Nível sobre o HIV e participou de delegações da Comissão sobre o Status da Mulher, da Comissão sobre População e Desenvolvimento e das negociações da Agenda 2030 na ONU.

Jô Meneses

Coordenadora de Programas Institucionais da Gestos.Graduada em Ciências Sociais e mestra em Antropologia pela UFPE, trabalhou na Gestos entre 1994 e 2000, inicialmente com atividades de prevenção a AIDS com jovens de comunidades populares do Recife. Posteriormente, passou a coordenar o trabalho de atenção psicossocial às pessoas soropositivas para o HIV, exercendo, além da coordenação, o acompanhamento do grupo de mulheres soropositivas – focando seu trabalho no fortalecimento das mulheres e de sua organização para o enfrentamento da epidemia dentro de um contexto social de desigualdades econômicas e de gênero. Exerce atualmente a coordenação de Projetos Institucionais e o acompanhamento dos processos pedagógicos e educativos desenvolvidos pela Gestos, assim como a representação institucional em espaços de controle social e dos movimentos sociais.

Jair Brandão

Assessor de Projetos da Gestos. Educador Social, graduado em Gestão Pública, pós-graduando em Saúde Coletiva, Ativista do Movimento Nacional de Luta Contra Aids e Tuberculose desde 1998. Representa a Gestos em espaços de participação e controle social. Atualmente é Secretário Nacional de Articulação Política da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids – RNP+ Brasil. Também atua no Movimento Social LGBT+, local e nacionalmente. Foi um dos criadores e o primeiro Coordenador da Política de Saúde Integral da População LGBT em PE, assim como do Comitê Técnico de Saúde Integral da População LGBT em PE. Jair Brandão é militante do Movimento LGBT Leões do Norte e um dos fundadores da Parada da Diversidade de Pernambuco.

Kariana Guérios 

Advogada da Gestos. Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco em 1996, desde a graduação iniciou trabalhos voltados para os direitos humanos das populações excluídas. Especialista em Direitos Humanos e em Direito Previdenciário, Kariana é advogada da Assessoria Jurídica da Gestos desde 1995. Nestes 25 anos tem trabalhado em centenas de casos de garantia de acesso a tratamento para pessoas vivendo com HIV, incluindo processos por danos morais e trabalhistas. O projeto de Assessoria Jurídica da Gestos (ASSEJUR) é essencial para a intervenção em vários níveis de direitos humanos e cidadania no Estado de Pernambuco, com atuação mais concentrada na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Luciana Veras

Apoiadora da Gestos, Luciana é jornalista formada pela UFPE, com especialização em estudos cinematográficos pela Unicap. Desde setembro de 2013, atua como repórter especial da revista Continente (www.revistacontinente.com.br), uma publicação mensal da CEPE – Companhia Editora de Pernambuco. Mãe de Olívia, é coautora do livro “Eu Acho é Pouco – O Carnaval em vermelho e amarelo” (Zolu, 2019).

 

Serviço:

 

Live: Gestos a ONG  que faz,  acontece e traz outro tom ao distanciamento social em  Pernambuco

Quando: Terça-feira, 29 de setembro de 2020

Horário: 21h

 

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

 

– TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)
– Facebook: http://t.ly/sSp8
– Youtube: https://youtu.be/9YEA4vjIgug

 

Redação Agência de Notícias da Aids