Foi lançado neste domingo, 25, no Largo do Arouche, em São Paulo, o projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Instituto Cultural Barong e do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo. O objetivo é incentivar a testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C em jovens da capital paulista, além de reforçar a adesão ao tratamento em caso de resultado positivo em algum dos exames.

A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, Cristina Abatte, afirmou que ação é relevante para a cidade por ser um local onde a epidemia entre os jovens, ainda cresce. “Trazer esse protagonismo faz a diferença na luta contra a aids.”

Adriana Alvarenga, chefe do escritório do Unicef em São Paulo, contou que o projeto tem dois diferenciais. “O primeiro ir pra territórios e a sair do centro. A gente está começando no centro, onde é o grande lançamento, mas depois vamos para outras regiões da cidade. E o segundo diferencial é o trabalho ser feito de jovens para jovens, para que eles se entendam melhor. Assim, a gente se aproxima mais da linguagem desse universo.”

A presidente do Barong, Marta Mc Britton, “esse projeto tem a alma do Barong porque nós temos a proposta de ir onde a vida acontece. E quem mais sabe do mundo, onde a vida acontece, que não os jovens? É na juventude que a sexualidade aflora e nesse momento ela tem que ser deliciosa pra todo mundo”.

Adriana explicou que a meta é realizar 1750 testagens até abril. “É uma meta alta, ousada, mas é isso mesmo, a gente precisa cada vez mais levar a testagem pra perto dos adolescentes e dos jovens”, afirma.

Veja fotos do evento:

 

Jovens que integram o Projeto dançam no evento.

 

Adriana Alvarenga, do Unicef São Paulo, registra alguns momentos do lançamento.

 

A psicóloga, Lorena Cascallana e as integrantes da equipe Barong, Margarete e Fernanda curtindo a apresentação dos jovens

 

Funk e reggaeton embalaram o ritmo do evento

 

Até animais entraram na vibe da prevenção

 

Roseli Tardelli, Tadeu Di Pietro (ator que apresentou o evento) e Margarete antes do início do lançamento

 

Time do Unicef em campo

 

Roseli Tardelli e Marta Mc Britton posando para foto