O Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de São Paulo junto ao Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo veio a público esclarecer que o HIV não é transmitido pela vacinação contra a Covid-19. Esclarece ainda que todo o material utilizado na vacinação é descartável, eliminando a transmissão por essa via.
Acreditamos que a disseminação dessa falsa informação, além de fortalecer o estigma e a discriminação contra as pessoas que vivem com HIV/aids, gera sentimento de insegurança na população, o que impacta diretamente na adesão à vacinação. O CRT DST/Aids de São Paulo reafirma seu compromisso com a ética e com as orientações cientificamente comprovadas para o combate à pandemia de Covid-19: a utilização de máscaras, o distanciamento e principalmente a vacinação em massa da população.
Reiteramos a importância da vacinação contra a covid-19, incluindo a dose adicional, para todas as PVHA. Em caso de dúvidas entrem em contato conosco. Nossos canais de comunicação estão disponíveis para prestar todas as informações e esclarecer todas as dúvidas relativas à essa questão.