Durante a 22ª Conferência Internacional de Aids, que acontece de 23 a 27 de julho em Amsterdã, o Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids) vai liderar diferentes painéis sobre o atual estado da epidemia. Atividades do organismo da ONU abordarão desafios de saúde sexual e reprodutiva e os problemas específicos da África, do Leste Europeu e da região central da Ásia.

O encontro na Holanda é a maior conferência do mundo dedicada a uma questão de saúde global. Neste ano, o tema do evento é “Quebrando Barreiras, Construindo Pontes”. A proposta é discutir abordagens baseadas nos direitos humanos e em evidências científicas, garantindo o atendimento de comunidades particularmente vulneráveis.

O Unaids também participará de debates sobre políticas de sucesso da Europa para pôr fim à aids e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Outros temas que a agência discutirá incluem a resposta ao HIV no Quênia; os obstáculos vividos por mulheres adolescentes e jovens para ter acesso a serviços de HIV; o uso e disponibilidade de preservativos; e mecanismos internacionais de financiamento.

O Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) também participarão da conferência.

Acesse toda a programação do Unaids na conferência clicando aqui.

Fonte: ONU Brasil