A Organização Mundial de Saúde publicou as diretrizes atualizadas sobre o manejo da tuberculose (TB) em crianças e adolescentes que passaram a incluir novas recomendações para abordagens diagnósticas, tratamento mais curto em crianças com casos menos graves e modelos de tratamento centrados e integrados à família.

Segundo a Organização, o objetivo das orientações normativas é apoiar a redução da carga de morbidade e mortalidade por tuberculose em crianças e adolescentes, de acordo com as metas incluídas na Estratégia da OMS para o Fim da TB.

As diretrizes estão sendo lançadas como parte de uma série modular de orientações da OMS sobre tuberculose e são acompanhadas por um manual operacional complementar. As novas recomendações também estão disponíveis na Plataforma de Compartilhamento de Conhecimento do Programa Global de Tuberculose da OMS.

Contexto

A tuberculose é uma doença prevenível e curável, mas continua impactando a vida e o desenvolvimento de milhões de crianças e adolescentes. Crianças e jovens adolescentes com menos de 15 anos representam cerca de 11% de todas as pessoas com TB globalmente. Isso significa que 1,1 milhão de crianças e adolescentes menores de 15 anos adoecem com TB todos os anos, e mais de 225.000 deles perdem a vida.

Desde a publicação do Guia da OMS para programas nacionais de tuberculose sobre o manejo da doença em crianças – segunda edição em 2014, novas recomendações foram publicadas junto a outros documentos de política sobre prevenção, rastreamento, diagnóstico, tratamento, gerenciamento e modelos de tratamento.

Além disso, novas evidências relacionadas ao manejo da TB em crianças e adolescentes ficaram disponíveis para a OMS em 2021, incluindo dados de um estudo controlado randomizado sobre redução do tratamento para crianças com TB não grave.

Nesse cenário, em 2021, a OMS convocou um Grupo de Desenvolvimento de Diretrizes (GDG) para revisar novas evidências sobre o controle da doença em crianças e adolescentes. Esta atualização da diretriz inclui novas recomendações que foram emitidas na reunião do GDG em maio-junho de 20201, bem como outras já vigentes.

 

Manual Operacional 

Os capítulos do manual estão estruturados em torno do caminho da infecção e da doença por TB em uma criança ou adolescente e a interface e retenção em estágios sequenciais de atendimento (cascata de atendimento).

O caminho envolve várias etapas, desde a exposição a uma pessoa com uma forma infecciosa de TB, levando à infecção subsequente e, para algumas pessoas, à progressão para a doença. Cada uma das etapas requer intervenções baseadas em evidências para reduzir a transmissão, prevenção, diagnóstico precoce e preciso, além de otimizar os resultados do tratamento para crianças e adolescentes com tuberculose suscetível a medicamentos ou a forma da doença resistente a medicamentos (TB-DR) . As etapas devem ocorrer no contexto de serviços de saúde amigos da criança, do adolescente e da família.

Ainda segundo a OMS, os anexos incluem recursos, ferramentas práticas e procedimentos operacionais padrão e as recomendações para as quais este manual operacional fornece orientação operacional usam a força das evidências científicas.

 

Para baixar o documento completo (em inglês), clique aqui.