Morreu no primeiro dia do ano de 2019 a atriz Etty Fraser, aos 87 anos. Segundo o Extra, ela estava internada desde sábado no hospital Hospital São Luiz e sofreu uma insuficiência cardíaca. Etty se dedicou à luta das pessoas com HIV.

Tadeu di Pietro, ator e integrante do Instituto Cultural Barong afirma que Etty realizou iniciativas para encontrar recursos e ajudar pessoas, disponibilizava broches com máscaras de teatro para vender e destinar a renda para o tratamento dos soropositivos, já que havia uma perseguição e um estigma muito grande. “Ela angariava fundos, ia até as empresas, apoiadores, para ajudar essas pessoas, muitas vezes até mesmo para pagar o enterro de algumas daqueles que morriam de aids”, conta.

Nas redes sociais, o ator Odilon Wagner foi um dos primeiros a lamentar a morte da atriz e colega. O ator teve a oportunidade de dirigir Etty na peça “A Última Sessão”. Realizada em 2014, a peça ainda contou com Nívea Maria, Miriam Mehler, Sylvio Zilber no elenco.

“Etty sempre foi uma fonte de alegria para todos os que tiveram a oportunidade de conviver com ela”, escreveu o ator no Instagram.

Etty participou de novelas consagradas, como Sassaricando e Torre de Babel, além de outras menos popularas na Record e SBT, como Cidadão Brasileiro (2006) e Uma Rosa com Amor (2010).

Tony Ramos deu uma entrevista à Globo e comentou sobre a amiga: “Vamos lembrar dela com a alegria que ela sempre teve, com amor, com afeto e o olho no olho que ela tinha. Ela jamais dissimulava, jamais mandava recado, ela falava sempre ali, na lata. Mas com uma docilidade que até o que era um ‘pito’ pra muita gente era um ‘pito’ com doçura. Grande Etty. Etty Fraser é inesquecível”.

Fraser havia sido internada algumas vezes nos últimos meses por problemas pulmonares e cardíacos. Desde o último final de semana, estava no Hospital São Luiz. Ela teve uma trombose e não resistiu, segundo o G1. Que descanse em paz!