Nessa segunda-feira (4), o Roda Viva entrevistou a médica brasileira Sue Ann Costa Clemens, que criou e dirige o primeiro mestrado em vacinologia do mundo, na Universidade de Siena, na Itália.

A cientista defende que a aplicação de meia dose de vacina contra a covid-19, como uma terceira dose de reforço, pode “salvar o mundo”. Apresentado por Vera Magalhães, o programa foi exibido na TV Cultura, no site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Chefe do Comitê Científico da Fundação Bill e Melinda Gates, a médica carioca Sue Ann é professora em Oxford e coordenou os testes do imunizante da AstraZeneca/Oxford no Brasil. Atualmente, realiza estudos sobre a aplicação das doses de reforço contra o coronavírus.

A médica também faz parte dos grupos de estudos responsáveis pelo Covax, o consórcio internacional criado pela Organização Mundial de Saúde para aquisição e distribuição de vacinas aos países mais pobres.

A doutora Sue Ann está lançando o livro História de uma Vacina, onde relata os desafios enfrentados para trazer os primeiros testes clínicos da vacina para o Brasil.

O programa contou com uma bancada de entrevistadores formada por Constança Tatsch, repórter de saúde do jornal O Globo; Mariana Varella, jornalista de saúde e editora-chefe do portal Drauzio Varella; Maria Manso, repórter da TV Cultura; Matheus Meirelles, videorrepórter da CNN Brasil; e Sabine Righetti, jornalista doutora em política científica, pesquisadora da Unicamp e coordenadora da Agência Bori. Teve ainda a participação do cartunista Paulo Caruso.

Confira o Programa a seguir:

Redação da Agência de Notícias da Aids com informações