Nos dias 17 e 18 de junho, 884 pessoas foram testadas para o HIV durante a ação de testagem rápida que aconteceu no vão do MASP, na Avenida Paulista. Foram resultados 15 positivos e 1 discordante, todos foram encaminhados ao Centro de Referência e Testagem (CRT) para que possam fazer o acolhimento e iniciar o tratamento.

Na ação, também foram disponibilizados 1500 autotestes, 28 mil preservativos e 15 mil saches de gel lubrificante. “A gente está em uma semana de comemoração da diversidade, chamando atenção para os direitos dessa população. Então, compondo todo esse rol de ação, estamos trazendo para a população de homens que fazem sexo com homens, que são uma população bastante importante no que diz respeito à prevenção do HIV, a gente vem até o MASP, por ser um local emblemático e de concentração dessa população nessa semana”, afirma Karina Wolffenbuttel, psicóloga e integrante da Gerência de Assistência a Saúde no CRT.

Karina esclarece que o número de pessoas que são impactadas pela ação é maior do que em outros pontos da cidade, até mesmo porque consegue acessar as público que vem de outras cidades para assistir à Parada.

A ação acontece há cinco anos e, pela primeira vez na história da Parada, houve a distribuição de autotestes de HIV, uma nova alternativa de diagnóstico precoce da aids, que funciona de modo similar aos testes rápidos, com o diferencial de poder ser feito pela própria pessoa.

Nesse caso, a pessoa interessada em fazer o autoteste ou levar para seu parceiro recebeu instruções sobre como realizá-lo em casa, como identificar e o que fazer em caso de resultado positivo. Foram distribuídos autotestes 600 do Ministério da Saúde e 400 da marca Biosure.

“Com a campanha “HIV/Aids é problema seu nosso!” estamos celebrando mais uma Semana da Diversidade na Cidade de São Paulo. A AHF Brasil, em parceria com o CRT-SP, ofereceu testagem para o HIV no Vão Livre do MASP nos dias 17 e 18 de junho. Essa é uma ação no calendário da nossa organização e fazemos questão de realizá-la, pois conhecer o status sorológico é um direito e uma estratégia de prevenção. Nessa campanha, realizamos aproximadamente 900 testes rápidos para o HIV e todos os casos reagentes foram encaminhados para vinculação aos serviços públicos de saúde. A novidade deste ano foi a distribuição de 1.000 autotestes para o HIV, parte deles do Ministério da Saúde/CRT-SP e parte de uma doação da Biosure para a AHF Brasil. Avaliamos positivamente nossa ação e sentimos que a população está bem aberta à testagem e ao teste rápido. A AHF Brasil segue promovendo ações de prevenção no domingo na Avenida Paulista, na Parada do Orgulho LGBTI+, juntamente com a Impulse São Paulo, no nosso animado trio-elétrico”, disse Beto de Jesus, diretor da AHF no Brasil.

Paula Nunes realizou o teste de saliva e levou o autoteste para o marido. “Não é porque temos uma relação de confiança que não vamos nos cuidar. Nós dois tivemos nosso passado e cuidar da saúde um do outro também é uma forma de demonstrar amor”.

A ação é promovida pelo Centro de Referência e Treinamento (CRT), em parceria com a Aids Healthcare Foundation (AHF), e mobilizou 100 profissionais de diversas áreas como enfermagem, psicologia, serviço social e laboratório.

 

Jéssica Paula (jessica@agenciaaids.com.br)