Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, a cidade de Montreal, no Canadá, recebeu a 24ª Conferência Internacional de Aids (Aids 2022). Sob o lema “re-engajar e seguir a ciência”, médicos, pesquisadores e ativistas estiveram no evento e trocaram suas experiências sobre as novidades, dificuldades e acertos no enfrentamento da pandemia de HIV/aids. Na live desta terça-feira (21), às 21h, a Agência Aids vai reunir brasileiros que participaram na Aids 2020 para o “Ecos de Montreal”.

A maior conferência sobre HIV/Aids abordou a prevenção, o tratamento e as questões políticas ligadas à varíola dos macacos, incluindo as implicações para pessoas vivendo com HIV. Também foram apresentados novos dados sobre o impacto do uso de antirretrovirais injetáveis entre pessoas vivendo com HIV, além de estudos sobre coinfecções, como tuberculose e hepatite, e reinfecção por hepatite C.

Debates sobre a luta contra o estigma, o uso de serviços de saúde mental, a resposta a minorias como indígenas, a vigilância e o caminho para uma possível cura e novas vacinas também estão entre os principais destaques da Aids 2022.

Mediada pela jornalista Roseli Tardelli, diretora desta Agência, a conversa terá a participação dos ativistas Toni Reis, da Aliança Nacional LGBTI+, e Javier Angonoa, consultor independente, e também da dra. Adele Benzaken, diretora médica global da AHF.

Confira o perfil dos convidados:

Dra. Adele Benzaken

Dra. Adele Benzaken é infectologista e ex-diretora do Departamento de IST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Foi diretora da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia “Alfredo da Matta”, em Manaus, e oficial do Programa Nacional do Unaids/Brasil. Atualmente exerce suas atividades também como diretora Regional para América Latina da International Union Against Sexually Transmitted Infections (IUSTI), é membro do comitê de certificação da eliminação da sífilis e do HIV da OPAS-Organização Pan-Americana de Saúde e vice-presidente do comitê de especialistas da OMS.

Javier Angonoa

Javier Angonoa é ativista do movimento Aids há 40 anos, e do movimento LGBT, consultor independente com trabalhos para Unaids, Unicef, GAPA Bahia entre outros. Natural da Argentina, vive no Brasil há mais de 30 anos. Desenvolveu e implementou várias ações de prevenção e projetos ligados a saúde.

 

Toni Reis

Toni Reis é professor doutor, formado em letras pela UFPR e também em pedagogia pela Uninter. É especialista em sexualidade humana, mestre em filosofia (ética e sexualidade) e doutor e pós-doutor em educação (LGBTfobia na educação). É ativista da causa LGBT desde meados da década de 1980. Em 1992 fundou juntamente com outras pessoas o primeiro grupo LGBTI em Curitiba (Grupo Dignidade). Atualmente é diretor executivo do Grupo Dignidade. É integrante do comitê executivo da recém-fundada rede regional GayLatino, a qual trabalha com direitos humanos e HIV em relação a gays na América Latina e no Caribe. Também é diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI e representa esta instituição no Fórum Nacional de Educação. É autor vários livros entre eles: Homofobia no ambiente educacional: o silêncio está gritando; e Sexo, Ética e Consentimento. Em 2010, recebeu o Prêmio de Direitos Humanos do Governo Federal, na categoria Garantia dos Direitos da População LGBT. Toni vive com seu marido David Harrad desde 1990. O casal tem três filhos.

Serviço:

LIVE ÀS TERÇAS: “Ecos de Montreal”

Quando: Terça-feira, 09 de agosto de 2022

Horário: 21h

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

Facebook : https://www.facebook.com/agenciaaids

Youtube: https://www.youtube.com/c/AgenciaAids/videos

 

Redação da Agência de Notícias da Aids