A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde inaugurou na sexta-feira (29), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que oferecerá atendimento no Centro de Especialidades da Santa Casa.

Até então, os pacientes de Ilhabela que vivem com HIV/aids precisavam ir até a cidade de São Sebatião, o que, segundo a coordenadora de Vigilância Epistemológica de Ilhabela, Lara Passos Kayanoky, era uma dificuldade para muitas pessoas. “Fará toda diferença, porque a assistência em São Sebastião era limitada, a gente não tinha condições de articular com o serviço para fornecer uma demanda de atendimento integral. Além do que o deslocamento para outro município era difícil porque dependemos de uma balsa e de mar adequado, às vezes demora 12 horas de espera até que haja possibilidade de transporte ao continente.”

Lara também explicou que o serviço não será apenas para tratamento, mas também para testagem e com atividades extramuros. “Haverá também o matriciamento das unidades básicas de saúde. Então, à medida que a gente fala mais sobre o tema aqui no município, esperamos diagnosticar mais pessoas e fazer a adesão delas aqui mesmo.”

Esse atendimento visa uma abordagem multiprofissional à população geral, mas principalmente aos segmentos populacionais de maior vulnerabilidade, como usuários de drogas, homens que fazem sexo com homens e pessoas trans.

“Com a implantação do CTA no município a população, não só às que vivem com HIV/aids, ganharão um atendimento humanizado e de qualidade, visto que a cidade estará desempenhando todas as ações para a prevenção combinada do HIV, estando na vanguarda das recomendações brasileiras”, destacou o secretário adjunto de Saúde, Gustavo Barboni.

Além disso, o CTA tem a função de apoio matricial (de forma volante/itinerante) à rede de Atenção Básica do Município. Os Serviços de Atenção Especializada se caracterizam pela intenção de prestar atendimento humanizado às pessoas que vivem com HIV/aids e outras ISTs, como sífilis e as hepatites B e C.