O Fórum das ONGs/aids do Estado de São Paulo (Foaesp) vai lançar na próxima segunda-feira (27), a campanha de mídia do Projeto Advocacy em Saúde – Combatendo o estigma e o preconceito às Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA).

A estratégia tem como objetivo aumentar a conscientização, combatendo o estigma, o preconceito e a discriminação às PVHA.

O projeto contempla ainda ações de mobilização social e engajamento comunitário para a implementação de políticas públicas e melhoria da qualidade de vida das pessoas com HIV, buscando melhorias no acesso qualificado ao diagnóstico, cuidados, tratamento e acompanhamento desta população.

O estudo Índice de Estigma em relação às pessoas vivendo com HIV/aids, do Unaids no Brasil, de 2019, aponta que mais de 64% das pessoas que vivem com HIV/aids no país já sofreram alguma forma de estigma ou de preconceito.

De acordo com a infectologista Denize Lotufo, o estigma é o fator que mais atrapalha, não apenas o tratamento, como também a qualidade de vida dos pacientes. “Tem gente que ainda precisa tomar os remédios escondido no trabalho, ou dizer que são vitaminas. Isso é lamentável. O preconceito também afasta as pessoas da informação: muitos não sabem, por exemplo, que não transmitem o vírus com ele indetectável no organismo”, explica.

Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, ressalta que o enfrentamento do preconceito é fundamental e também auxilia no trabalho de prevenção. “Em mais de 40 anos de epidemia de HIV/aids, o maior desafio é o combate ao estigma e ao preconceito das pessoas com quem vive com o vírus. Pensando nisso, o Foaesp, junto com a GSK, lançou este projeto para conscientizar a população em geral. Esta luta se faz necessária para a garantia dos direitos humanos.”

O lançamento da campanha do Foaesp com apoio da GSK e realizada pela produtora audiovisual Veludo e pelo estúdio criativo @faccion.cc, tem como conceito “A cura da aids começa em um mundo sem preconceito”.

 

Serviço

Lançamento da campanha de mídia do Projeto Advocacy em Saúde – Combatendo o estigma e o preconceito às PVHA

27 de junho (segunda-feira), as 10 horas

Endereço: Auditório do Centro Formador de Pessoal para Saúde (Rua Dona Inácia Uchoa, 574 – Vila Mariana)