A busca das mulheres pela equiparação dos seus direitos perante a sociedade não é assunto recente. Ao longo da história, diversas mulheres foram capazes de inspirar importantes transformações no mundo.

Neste mês da mulher, em homenagem às lutas feministas por igualdade, justiça e respeito, a Agência Aids está publicando perfis de mulheres que lutam contra aids, a favor dos direitos humanos, por inclusão, justiça e equidade.

Confira a seguir os perfis de Thais Moreno, Andrea Ferrara e Regina Figueiredo.

 

Em defesa da diversidade

Thais Moreno é Gerente Sênior de Relações Públicas e Advocacy com experiência na indústria farmacêutica.

Sempre atuando com foco em resultados, ela é hábil em negociação, estratégias de mídias sociais, além de se destacar por suas habilidades analíticas.

Sua atuação também tem como foco serviços comunitários e sociais para melhorar o ambiente de saúde por meio de políticas públicas, engajamento social e contribuição participativa.

Pós-graduada em Administração Estratégica de Negócios e Comunicação Corporativa e Empresarial, no ambiente farmacêutico, implementa a mentalidade de engajamento do paciente e estratégias de gerenciamento de stakeholders.

Profundamente envolvida em processos de transformação cultural, Thais tem atuado fortemente com estratégias para promover diversidade e inclusão.

 

Pelos direitos das pessoas com HIV

Andrea Ferrara é enfermeira com mestrado em Saúde Pública, voluntária do Grupo de Incentivo à Vida (GIV) desde 2005, onde coordena projetos para as juventudes.

É enfermeira pela Escola de Enfermagem da USP, com especialização e mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Pesquisadora do Nepaids Núcleo de Estudos para Prevenção da Aids (NEPAIDS/USP).

Coordenadora do projeto Viver Jovem no GIV, também é compõe o GT Adolescências e Juventudes do Fórum de ONG/Aids do estado de São Paulo.

Entre os cursos que já realizou estão  gerenciamento e liderança competitiva para enfermagem, extensão universitária em Prevenção ao uso indevido de drogas, trabalhos sobre sexualidade com adolescentes, Instituto Kaplan, e Direitos Humanos e Mediação de Conflitos.

 

Luta por mudanças sociais

Regina Figueiredo é socióloga, antropóloga, doutora em Saúde Pública, pesquisadora da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Professora de cursos de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Doutora em Ciências pelo Departamento de Práticas de Saúde da Faculdade de Saúde Pública/USP, Socióloga e Mestre em Antropologia (área de Antropologia da Saúde) pela FFLCH/USP, Pesquisadora Científica Nível VI do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de SP, Membro do NEPAIDS – Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids.

Regina também é articuladora nacional da REDE CE – Rede Brasileira de Informações e Disponibilização da Contracepção de Emergência, e Membro do CLAE – Consórcio Latinoamericano de Anticoncepción de Emergencia, além de atuar como Coordenadora de Pesquisas Quantitativas e Qualitativas, Projetos de Intervenção e Treinamentos em Direitos e Saúde Sexual e Reprodutiva.

Sua atuação tem tido como foco a prevenção de DST/Aids, educação sexual, prevenção ao abuso de álcool e drogas. Além disso, como especialista em Metodologia de Educação, Comunicação em Saúde e Comunicação Social, já produziu diversos materiais educativos.

 

Dica de Entrevista

 

Regina Figueiredo

E-mail: reginafigueiredo@uol.com.br

 

GIV

Telefone: (11) 5084-0255

 

Bayer

Telefone: (11) 5694-5166