Esta é a semana em que se comemora no Brasil o Dia da Visibilidade Trans. A ideia surgiu em 2004, quando um grupo de ativistas trans participou, no Congresso Nacional, do lançamento da primeira campanha contra a transfobia. Dia 29 de janeiro passou, então, a representar a luta cotidiana das pessoas trans – especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade – pela garantia de direitos e pelo reconhecimento da sua identidade.

 

Super Live Trans

No dia 29 de Janeiro de 2021 das 16h às 18h acontece a Primeira Super Live Trans de São Paulo.

Idealizada por Jacque Chanel, articuladora do Projeto Seforas, em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT SP) e CRD – Centro de Referência e Defesa da Diversidade, a 1ª Super Live Parada Trans de São Paulo será realizada em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans.

Pessoas convidadas e confirmadas até o momento: Erika Hilton, Antara Gold, Paula Teck, Penélope Jolie, Viviane Beleboni, Luiz Fernando Uchôa e Leo Paulino.

A transmissão irá ocorrer pelos canais da ParadaSP, Projeto Seforas, Jacque Chanel e CRD:

ParadaSP: acebook.com/paradasp
Projeto Seforas: facebook.com/Projeto-Seforas-107925087495145
Jacque Chanel: facebook.com/jacque.chanel
CRD: facebook.com/CentrodereferenciadefesadadiversidadeCRD

 

 

 

Dossiê Antra 

O lançamento do relatório anual da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) sobre violência e assassinatos, com os dados de 2020, acontece nessa sexta-feira, às 11h. Ancorado por Mauro Lopes, o quadro no Giro da TV 247 terá, nesta sexta, no quadro “Sextou com Sara” e terá a participação de Symmy Larrat (ABGLBT), Keila Simpsom (presidenta da ANTRA), Bruna Benevides (secretária de Articulação Política da ANTRA), responsável pelo relatório, Sayonara Nogueira (IBTE) e Sara York.

Saiba mais em: http://bit.ly/ICL247

 

Programação do Canal Brasil

O Canal Brasil promete agenda especial dedicada ao tema, cuja discussão é necessária diante de ondas de preconceito e violência em relação à população LGBTQ+.

Às 19h50 de amanhã, vai ao ar o episódio de Transmissão, em que as cantoras Linn da Quebrada e Jup do Bairro entrevistam o homem trans e ativista Lam Matos; às 20h05, será a vez do curta Tailor, do cartunista Calí dos Anjos; e às 20h15, a atração será o premiado longa de ficção Alice Júnior, dirigido por Gil Baroni, sobre uma jovem youtuber libertária às voltas com a intolerância de uma pequena cidade.

Cidadania Trans do Distrito Federal 

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) vai lançar o site Cidadania Trans, um guia prático sobre como dar entrada na retificação de prenome e gênero. A ação vai ganhar ainda mais relevância com a sanção da nova lei que vai permitir o uso do nome social também na lápide e na certidão de óbito da pessoa trans.

A cerimônia de lançamento do site e a sanção da lei será nesta sexta-feira (29/1), dia em que se comemora no Brasil o Dia da Visibilidade Trans, no Salão Nobre do Buriti, às 9h30. A iluminação especial do Palácio do Buriti, pela segunda vez, nas cores rosa, azul e branco referentes à bandeira trans (transexuais, travestis e trangêneros), também faz parte do calendário e começou nesta segunda-feira (25/1) e segue até sexta (29/1).

Mostra de Arte Trans

A Agência Aids não poderia deixar de celebrar o talento trans e celebrar a data. a Agência Aids realiza no próximo sábado, 30, a partir das 18h. a primeira Mostra de Arte Trans. O evento será transmitido online, seguindo os protocolos de distanciamento social ditados pela pandemia da covid-19, e tem o apoio da DKT do Brasil e da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:
TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)
Youtube Agência Aids:  www.youtube.com/channel/UCqBcEcgx8QaU–YfJHojVfg
Facebook Agência Aids: www.facebook.com/agenciaaids

 

Museu da Diversidade Sexual

O Museu da Diversidade Sexual traz uma programação especial, gratuita e totalmente online, com rodas de conversas, encontros e lives sobre a importância da visibilidade trans na sociedade. 

No dia 29 de janeiro, às 17h30, uma live especial para o dia oficial da visibilidade trans, trará a participação de lideranças da Aliança Nacional LGBTI+, da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e também artistas e figuras públicas, como Léo Moreira e Renata Perón, que abordaram a importância da representatividade trans nos espaços da sociedade. A programação virtual do Museu da Diversidade Sexual será transmitido pelas suas redes sociais e também pela plataforma Cultura em Casa.

Facebook:  https://www.facebook.com/museudadiversidadeoficial/

Instagram: https://www.instagram.com/museudadiversidadesexual/

YouTube: https://www.youtube.com/museudadiversidadesexual

 

 

Centro Cultural da Diversidade

O Centro Cultural da Diversidade (CCD) apresentará nos dias 29,30 e 31 de janeiro, uma programação especial. No dia 29, show de Jup do Bairro, às 22h, e nos dias 30 e 31, respectivamente, apresentações especiais dos espetáculos ‘Não Ela’ (20h) e ‘Mini-bius, bils, bios’ (19h), que estão em processo de residência artística no CCD. As peças tratam de temas relacionados `a transexualidade.  .

A programação da Semana da Visibilidade Trans da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Cidade de São Paulo prevê a divulgação, no dia 29, dos resultados da fase quantitativa do primeiro mapeamento Trans realizado na cidade de São Paulo. Os pesquisadores ouviram 1650 pessoas trans de diversos bairros.

Todos os eventos serão transmitidos pelo instagram @ccdiversidade

Cartilha Informação e Cidadania

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), com apoio do Consulado Geral do Canadá em São Paulo, elaborou uma cartilha para combater a desinformação: “Informação & Cidadania: Aliadas da Comunidade LGBT+”, que será lançada no dia 29 de janeiro às 15h em uma live simultânea nos canais ParadaSP do YouTube, Facebook, Twitter e Instagram.

O evento será apresentado pela drag queen Dindry Buck e pela psicóloga Fe Maidel, e ainda contará com uma fala da Embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May, além da presidente da ONG, Cláudia Garcia, e da Vice-Cônsul e Chefe da Seção de Diplomacia Pública do Consulado do Canadá em São Paulo, Nathalie Beaudoin.

 

A arceria entre o Sesc Idéias e a Agência Aids tem como objetivo levar o debate e à reflexão sobre a cidadania das pessoas trans. No canal do Sesc no Youtube, às 16h, será aberto esse espaço para trocas nos mais variados campos de atenção do contemporâneo, refletindo sobre o que nos sustenta enquanto sociedade e enquanto cidadãos. As principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa contemporânea serão apresentadas aqui em forma de diálogo entre pesquisadores, pensadores, atores, médicos, enfim, articuladores sociais ativos.

Com a participação de Alexandre Peixe, Bruna Benevides e Duda Salibert, a live acontece no sábado, dia 30. Para assistir, basta clicar aqui.