O músico Sebastián Piracés-Ugarte foi o convidado desta semana da coluna “Senta aqui, com Marina Vergueiro”, que acontece toda segunda no Instagram oficial da Agência Aids. Sebastián nasceu no México e se naturalizou brasileiro, viveu um tempo nos EUA e, desde os anos 2000, mora no Brasil. Chegou ao País acompanhado da família e à procura de oportunidades. “Venho de uma família que tem a migração no sangue. Chegamos no início do governo Lula, sempre destaco que toda a transformação que ocorreu no país naquela época também refletiu de forma positiva na minha família. ”

Sua dedicação a música é de longa data, começou a tocar aos 14 anos em barzinhos, no interior de São Paulo. Foi assim que nasceu o sonho de viver da música.

Em 2013, junto com amigos brasileiros e o irmão Mateo, lançou a Banda Francisco, el Hombre. Os artistas misturam elementos musicais de países da América Latina, com base nas experiências dos irmãos em viagens pelo continente. Sebastián e Mateo já estiveram no Uruguai,  naArgentina e no Chile.

Sebastián, que venceu a depressão na adolescência, contou a Marina que a música sempre foi peça chave na busca pela qualidade da saúde mental. Em um momento do bate-papo, o artista foi questionado pela jornalista sobre o papel da arte na busca por educação sexual. “Precisamos falar de saúde sexual abertamente, sem tabu e preconceito, esse tema é urgente.” Para Sebastián, o acesso a informação correta é fundamental na educação sexual.

Confira a live na íntegra:

 

 

Gisele Souza (gisele@agenciaaids.com.br)