André Puccinelli, Marquinhos Trad e Eduardo Riedel já são pré-candidatos?

 As eleições para definir quem será o próximo governador do Mato Grosso do Sul têm oito candidatos na disputa. O primeiro turno do pleito ocorrerá em 2 de outubro. Caso nenhum dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno, com os dois mais votados, em 30 de outubro.

 Entre os propostas apresentados pelos três mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto – André Puccinelli (MDB), Marquinhos Trad (PSD), Eduardo Riedel (PSDB)- constam a  modernização e ampliação de unidades de saúde.

O estado teve 578.478 casos de covid-19 desde o início da pandemia, chegando a 10.803 mortes. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, em Mato Grosso do Sul existem 12.470 pessoas vivendo com HIV. O Estado registrou, em 2021, 501 novos casos de HIV e 202 casos de aids.

Confira as principais propostas para saúde do MS:

André Puccinelli (MDB)

Ex-governador do MS André Puccinelli e o filho são presos em operação da PF

 O candidato do MDB às eleições para o governo de Mato Grosso do Sul de 2022, André Puccinelli, apresentou o plano de governo ao Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-MS).

Com 32 páginas, o documento lista uma série de medidas que ele pretende adotar se for eleito governador. Entre elas, promover a recuperação de perdas educacionais observadas no segmento nos últimos anos, especialmente as decorrentes da pandemia de Covid-19.

Pretende, se for eleito, desenvolver políticas específicas de promoção da saúde e do bem-estar das mulheres em todas as fases da vida. Além disso, o candidato promete oferecer uma saúde de qualidade, investindo e modernizando em instalações e equipamentos para aumentar a oferta de serviços e preparar os profissionais da saúde melhorando a qualificação para que o atendimento seja eficaz e integrado.

Na assistência tem como um dos seus compromissos, combater à fome e a pobreza. Para isso quer elaborar políticas públicas voltadas a redução das desigualdades, garantindo o direito constitucional à alimentação adequada.

Marquinhos Trad (PSD)

MS: Marquinhos Trad continua à frente nas pesquisas | PSD 55 - Partido  Social DemocráticoPSD 55 – Partido Social Democrático

Marquinhos Trad, do PSD, lista em seu plano de governo uma série de medidas que pretende adotar se for eleito governador. Entre elas, implantar a teleinterconsulta para os municípios do interior. Ele pretende também modernizar e fortalecer a rede de saúde regionalizada.

Na área de assistência, o candidato quer criar um Programa Regionalizado de Combate à Fome e à Pobreza Extrema, para priorizar as regiões do estado com maior vulnerabilidade social, incluindo as comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas (pescadores) e das faixas de fronteira.

Para a educação, o candidato quer ampliar e melhorar a qualidade das escolas de tempo integral, implantar projetos de atividades no contraturno e fortalecer o ensino profissionalizante com foco no empreendedorismo.

Eduardo Riedel (PSDB)

Eduardo Riedel (PSDB) é convidado para acompanhar carreata do presidente  Jair Bolsonaro | JPNews Três Lagoas | RCN 67

Está ente as propostas do candidato do PSDB, Eduardo Riedel, a ampliação do valor do programa Mais Social, do atual governo, de R$ 300 para R$ 450. Ainda na área de assistência, quer prorrogar o prazo do benefício da Conta de Luz Zero e da CNH MS Social.

Na área de educação o candidato pretende ampliar as escolas de tempo integral e implantar o Voucher Qualificação para ampliar as oportunidades de conexão das pessoas com mercado de trabalho.

Eduardo Riedel tem como uma das propostas para a saúde, criar policlínicas nas quatro regiões de saúde com serviços de imagens e bloco de atenção multiprofissional para apoio neuropsicomotor, voltados às doenças genéticas, crônicas, degenerativas e transtornos intelectuais (autismo). Quer ainda, ampliar o uso da telemedicina, medicina bioeletrônica e inteligência artificial fortalecendo a interface entre Saúde e Ciência.

O candidato propõe implantar o programa Acolhe MS, visando o atendimento da população LGBTQI+, sistema prisional, população indígena, quilombolas, ribeirinhos, moradores em situação de rua, ciganos, moradores do campo e população negra.

Na segurança pública, ele apresenta o projeto para intensificar o combate ao feminicídio, às práticas de assédio, ao racismo e a todas as formas de violência.

Gisele Souza (gisele@agenciaaids.com.br)