O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP vai promover nesta terça-feira (26), uma bate-papo sobre ‘Mulheres, literatura e HIV: vamos falar sobre isso?’. Com transmissão ao vivo pelo Youtube, a intenção deste encontro é reunir mulheres escritoras para falar sobre suas obras, vivências, criações e vida na literatura permeada pelo HIV, prevenção e empoderamento feminino.

Além da pauperização, a feminização do HIV tem crescido em todo o mundo. Dados do Unaids, o Programa da ONU para ações contra o crescimento do HIV/Aids no planeta, mulheres e meninas ainda são desproporcionalmente afetadas, especialmente na África subsaariana. A cada semana, em 2022, 4 mil jovens mulheres e meninas foram infectadas pelo HIV no mundo. As questões relacionadas a gênero, a misoginia presente e o machismo arraigado nas culturas contribuem para estes altos índices.

O Unaids também informa que 53% das pessoas que vivem com HIV/aids no mundo são mulheres. Os dados são de 2020 e mostraram que há 37,7 milhões de pessoas no total, infectadas pelo vírus.

O fato de a maioria da população que vive com HIV ser composta por mulheres, mostra o nível de vulnerabilidade a qual elas estão expostas em todos os continentes. As novas infecções pelo HIV foram reduzidas em 52% desde o pico em 1997. Mulheres e meninas foram responsáveis por 50% de todas as novas infecções em 2020.

Participam:

Renata Nunes, economista, influenciadora e palestrante. Lançou seu livro autobiográfico: “Como o HIV+ mudou a minha vida para melhor e o que isso tem a ver com você”;

 

 

Marina Vergueiro, jornalista e poetisa. Vive com HIV há 12 anos e publicou o livro: “Exposta”;

 

 

Helena T, escritora que vive entre São Paulo e Lisboa. Publicou recentemente – “Ilhéus”, que traz no enredo principal um romance a partir do HIV.

 

Mediação:

Roseli Tardelli, jornalista, trabalhou em vários veículos na grande mídia, foi a primeira mulher a apresentar o programa Roda Viva. Fundou a Agência de Notícias da Aids depois da morte de seu irmão.

Acompanhe ao vivo através do youtube.com/sescsp

 

Dica de entrevista

Sesc São Paulo

Site: www.sescsp.org.br