Quando é a abertura do Carnaval de Olinda? Veja atrações da folia - Pernambuco - Diário do Nordeste

O mais recente Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde aponta que Pernambuco registrou o maior número de casos de HIV em todo o Nordeste. Foram 16.703 novos diagnósticos em todo Brasil, conforme os dados epidemiológicos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). E um dos seus principais pontos turísticos carnavalescos, o Carnaval de Olinda, recebe todos os anos, milhões de foliões no sobe e desce das ladeiras, sendo inclusive considerado popularmente como o maior Carnaval multicultural e o mais democrático do mundo.

Lá, a tradicional folia é embalada pelos ritmos contagiantes do frevo e do maracatu. As ruas da cidade são tomadas pelos desfiles dos blocos, que percorrem os sobrados históricos e as igrejas centenárias da cidade.

Com Carnaval 2022 à vista, Olinda anuncia plano de ações para retomada do Turismo - Folha PE

O Carnaval de Olinda surgiu no começo do século XX junto com os clubes carnavalescos da época. De lá para cá, segue fazendo história.

A cidade também é conhecida no Carnaval por seus blocos líricos, que resgatam canções românticas e melódicas, trazendo toda a celebração da cultura e identidade pernambucana. São compostos de uma orquestra de pau e corda com poucos metais, apenas para complementação, e integrantes fantasiados cantando antigos frevos de blocos e marchinhas que foram sucesso e deixaram saudades.

Neste ano, a Prefeitura vai distribuir 1 milhão de preservativos, além de ofertar PEP (Profilaxia Pós-Exposição), testagem de HIV e sífilis. A ação de prevenção tem por objetivo ampliar o acesso à prevenção combinada e evitar tanto a infecção pelo vírus da aids, quanto outras ISTs.

Entenda o que é a 'doença do beijo' e saiba como evitá-la no Carnaval | Hypeness inovação e criatividade para todos

As ações começam neste sábado (10) e devem seguir até terça-feira (13). A equipe da Secretaria de Saúde de Olinda estará com um stand, ao lado da agência dos Correios (Av. do Farol, 10) e os testes rápidos, além da PEP, com 60 educadores sociais que estarão iniciando as ações educativas programadas para os foliões e foliãs com o objetivo de prevenir novos casos de HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A iniciativa da Prefeitura irá concentrar os educadores na sede da Secretaria de Saúde de Olinda, rua do Sol – 311, Carmo, a partir das 11h30.

Bianca Duarte (bianca@agenciaaids.com.br)