O Brasil atingiu, na quarta-feira (6), a marca de 60% da população maior de 18 anos com o ciclo vacinal contra a Covid-19 completo, de acordo com o Ministério da Saúde. A pasta federal ressalta que 95,3 milhões de brasileiros nessa faixa etária já tomaram as duas doses ou o imunizante de aplicação única.

Mesmo com o resultado positivo, cerca de 17 milhões de brasileiros não voltaram aos postos para tomar a D2. “Quem não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pela Covid-19 e suas complicações”, frisa o órgão.

Desde o início da pandemia, o governo federal distribuiu mais de 300 milhões de doses para todos os estados e para o Distrito Federal. O quantitativo é o suficiente para vacinar quase 94% da população adulta com a primeira dose, ou seja, mais de 148 milhões de brasileiros.

O ministério também comemora novo recorde na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19: a distribuição de mais de 68,1 milhões de doses para todo o Brasil em setembro.

A média móvel de casos e óbitos pela doença registra, desde junho, queda de mais de 70%. Em setembro, o país apresentou o menor número de mortes pela Covid-19 em 2021.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, ao todo, foram contabilizadas 16,3 mil vidas perdidas pela doença em setembro.

Em comparação a abril, mês com o maior número de registros (82,2 mil), a redução de mortes é de 80%.

Fonte: Metrópoles