Aconteceu nos dias 16 e 17 no Recife, o XI Fórum UNGASS/Aids Brasil. O evento reuniu 60 ativistas e especialistas em HIV/aids para debater sobre a prevenção combinada do HIV. Com o tema “Combinando os ODS e a Prevenção Combinada do HIV”, este ano os e as ativistas também vão discutir como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável podem contribuir para as estratégias de prevenção combinada ao HIV no Brasil.

A questão do HIV/Aids diante do cenário político e econômico atual, incluindo os orçamentos disponíveis para elaboração e a execução de políticas públicas; a tuberculose (doença que mais mata pessoas vivendo com HIV/Aids no mundo) e as hepatites virais; as estratégias de prevenção combinada e o conceito de população-chave estão entre os temas das mesas de debate durante o XI Fórum UNGASS/Aids Brasil.

O entendimento é de que as metas estabelecidas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU contribuem para acabar com a epidemia do HIV/aids de várias formas. Acabar com a pobreza e as desigualdades, promover os direitos humanos, a igualdade de gênero, combater a discriminação e o estigma são algumas das questões presentes nos ODS e que contribuem diretamente para o enfrentamento da epidemia do HIV/aids.

Como resultado dos debates promovidos durante os dias 16 e 17 de outubro, haverá a elaboração de um documento com estratégias coletivas para monitorar os orçamentos públicos de prevenção combinada ao HIV/aids no Brasil.

Além de representantes de Organizações Não-Governamentais e entidades que atuam no campo do HIV e da Aids de todas as regiões do país, o evento contará com a presença de representantes do Programa das Nações Unidas para o HIV/Aids (Unaids), das quatro redes de pessoas vivendo com HIV e aids no Brasil e também de integrantes de movimentos sociais de Mulheres, LGBTI, Tuberculose, Direitos Humanos, entre outros.

O que é o Fórum UNGASS/Aids Brasil?

É uma plataforma criada pela Gestos em 2003 e adotada posteriormente em 15 outros países da Ásia, África, América Latina e Caribe e o Leste Europeu para integrar e atualizar ativistas nacionais sobre debates internacionais sobre Aids.

Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero
Endereço: Rua dos Médicis, nº 68, Boa Vista, Recife/PE
Site: www.gestos.org