Nesta segunda-feira (10), a partir das 18h30, amigos de Jorge Beloqui se reúnem na sede da ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids), no Rio de Janeiro, para homenagear o ativista que nos deixou há um mês. Conhecido por sua militância na causa da aids e na defesa dos direitos humanos em prol da população LGBTQIA+, Jorge faz parte da primeira geração de ativistas em defesa do SUS e dos direitos das pessoas vivendo com HIV/aids.

Internautas também poderão acompanhar a ação que será transmitida simultaneamente através do link: https://us06web.zoom.us/j/853834397805

Quem foi Jorge Beloqui:

Ele iniciou sua trajetória na luta contra aids em 1989, defendendo, de forma pioneira, o enfrentamento ao estigma e à discriminação na resposta ao HIV/aids e o acesso ao tratamento antirretroviral como um direito, de forma gratuita, pública e universal.

Ele era entusiasta do acesso irrestrito aos avanços científicos na prevenção e no tratamento e advogava pela ampliação do conhecimento de estratégias, como o I=I (Indetectável = Intransmissível).

Jorge Beloqui foi um dos fundadores da ONG Pela Vidda (Valorização, Integração e Integridade do Doente de Aids), foi membro da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) e diretor do Grupo de Incentivo à Vida (GIV). Atuou incansavelmente na defesa de direitos das pessoas vivendo com HIV/aids, ecoando suas demandas por políticas públicas abrangentes e livres de estigma e discriminação. O ativista também era um dos representantes da sociedade civil no Grupo Temático do Unaids (GT Unaids) e participou de discussões sobre o plano de ação da organização, além de coordenar o estudo “Brasil: Violência e Discriminação em Pessoas Vivendo com HIV/Aids – A perspectiva dos membros da RNP+”, apoiado pelo Unaids e lançado em 2019.

Jorge graduou-se em Matemáticas pela Universidade de Buenos Aires, em 1972, e fez Doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, do Rio de Janeiro, em 1981. Foi Professor Assistente do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP) e Pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos para Prevenção da AIDS (Nepaids/USP).

Saiba mais:

Nosso adeus e homenagem ao grande ativista Jorge Beloqui

INI/Fiocruz lamenta falecimento do ativista Jorge Beloqui

Conselho Nacional de Saúde, ABIA, Foaesp e MNCP lamentam o falecimento do professor Jorge Beloqui, referência na luta contra a aids no Brasil

Unaids lamenta o falecimento de Jorge Beloqui, pioneiro no ativismo para acesso ao tratamento antirretroviral do HIV

Redação da Agência de Notícias da Aids