O relacionamento entre os adolescentes e seus provedores de saúde é crucial para uma transição bem-sucedida e resultados de saúde positivos a longo prazo, revelam os resultados publicados no The Journal of the Association of Nurses in Aids Care. Os pesquisadores afirmam que há pouca ênfase na importância desse relacionamento e em como construir confiança de longo prazo com provedores adultos. Um modelo de atendimento holístico e centrado no paciente oferece melhores resultados para os adolescentes, dizem eles.
A Dra. Emily Barr e sua equipe da Universidade do Colorado realizaram uma revisão sistemática de estudos qualitativos para compreender os efeitos da relação paciente-provedor na transição para adolescentes vivendo com HIV. A revisão fez recomendações para desenvolver relacionamentos de confiança a fim de promover o envolvimento e a retenção no atendimento.
Globalmente, cerca de cinco milhões de adolescentes (15-24) vivem com HIV. A maioria deles fará a transição do atendimento pediátrico para o adulto nos próximos dez anos. A pesquisa e a compreensão dos desafios específicos relacionados à transição desenvolveram-se significativamente nos últimos 20 anos.
No início dos anos 2000, havia uma ênfase nas barreiras associadas à transição. Na última década, o foco mudou para a preparação para a transição, bem como para o desenvolvimento e descrição de planos e programas de transição. Mais recentemente, foi avaliado o que constitui envolvimento no cuidado durante a transição e o que torna um programa de transição bem-sucedido.

A equipe multidisciplinar analisou 14 artigos da Austrália, Brasil, República Dominicana, Jamaica, Porto Rico e Estados Unidos. Todos os artigos enfocaram o tema da transição do atendimento pediátrico para adulto. Houve um total de 478 participantes. Esses participantes foram: 185 adolescentes vivendo com HIV, com idade entre 12 e 30 anos; 65 cuidadores, tutores ou pessoas afetadas pelo HIV; e 228 prestadores de cuidados de saúde de várias disciplinas (228).

 

Relação de Confiança
Os dados mostraram que é “difícil” para os pacientes deixarem a sensação de um ambiente de atendimento seguro e confiável. Os pacientes e suas famílias tiveram uma sensação de desconhecimento do novo profissional de saúde. As equipes pediátricas de HIV apoiaram as famílias em momentos e desafios importantes, especialmente hospitalizações, luto e início de tratamento. Pacientes e profissionais de saúde consideram o relacionamento único como de natureza familiar.
Um participante compartilhou: “Estou acostumada com todos vocês, considero vocês amigos, parentes, gosto muito desse lugar e de vocês … seria estranho ir [na clínica de adultos].”
Os provedores de pediatria serviram como apoio principal para os responsáveis ​​pela criação de crianças vivendo com HIV.
A transição também foi uma perda para eles. Ao descrever a transição, as famílias costumam usar palavras como ruptura, abandono e rejeição. Os provedores de pediatria identificaram vários fatores que poderiam impactar os resultados de saúde pós-transição. Isso inclui encerrar o relacionamento de confiança de longo prazo com o paciente, recursos disponíveis para continuar com níveis semelhantes de suporte e o novo ambiente clínico. Oito dos estudos discutiram preocupações sobre a adesão a um novo provedor adulto. Um provedor pediátrico declarou: “Não quero que todo o bom trabalho que fizemos seja destruído porque alguém ainda não estava pronto para fazê-lo.”
No entanto, o nível de atendimento e apoio dado pelas equipes pediátricas também foi percebido como uma barreira para permitir que os pacientes se envolvessem com os cuidados de adultos. Os resultados mostram que alguns achavam que isso criava expectativas irreais, que aumentavam o potencial de risco para uma transição bem-sucedida. Alguns provedores pediátricos expressaram relutância em fazer a transição de pacientes para provedores adultos, indicando falta de confiança entre os dois provedores.

A pesquisa concluiu que um espaço seguro para a transição (incluindo áreas de espera e horários de atendimento clínico), com acesso a serviços e provedores especializados apoiará as necessidades únicas de desenvolvimento, psicossocial e de saúde mental dos adolescentes. O envolvimento de um indivíduo nos cuidados após a transição deve ser avaliado e, quando necessário, os desafios devem ser resolvidos com o apoio da equipe de cuidados pediátricos. Um modelo de transição gradual no qual os pacientes fazem a transição para um novo provedor focado no adolescente em sua clínica atual antes do atendimento de adultos também é recomendado.

Os pesquisadores afirmam que os resultados podem “informar o desenvolvimento de intervenções inovadoras e iniciativas de melhoria da qualidade” para adolescentes vivendo com HIV.

Agência de Notícias da Aids com informações do The Journal of the Association of Nurses in Aids Care e Aidsmap